O desafio de atender às exigências do mercado de trabalho aumenta em um espaço de tempo está cada vez menor. Além de boas experiências e cursos de atualização, selecionadores estão em busca de características que vão além das que constam no currículo. E, recentemente, um estudo do Fórum Econômico Mundial deu mais um alerta: 35% das habilidades que achamos suficientes para conseguir boas colocações devem sofrer alterações até 2020.
Essas mudanças se devem à chegada da Quarta Revolução Industrial, considerada a era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.
Com o uso da robótica, muitas das atividades desenvolvidas pelo homem já passam ou passarão a ser feitas por máquinas. E é justamente este um dos alertas que o estudo do Fórum Econômico Mundial faz, ressaltando que vamos precisar desenvolver habilidades que as máquinas ainda não possuem se quisermos nos manter firmes no mercado de trabalho.
De acordo com o relatório, os profissionais que têm sido mais afetados por conta das novas habilidades são os que atuam nos setores de mídia e entretenimento, consumo, saúde e energia. Nos próximos anos, serão os profissionais das áreas de finanças, infraestrutura e mobilidade que passarão por mudanças significativas.
Além da flexibilidade e da adaptabilidade ganharem ainda mais importância nos novos tempos, outras habilidades deverão fazer parte do dia a dia dos profissionais.
O estudo enumerou uma série de habilidades, algumas podem variar de acordo com a área na qual você atua.