Home > Plano de Carreira > Saiba o que avaliar antes de mudar de emprego

Saiba o que avaliar antes de mudar de emprego

Quesitos como o momento econômico, possibilidades de promoção e relacionamento com colegas e superiores são muito importantes nesse momento de decisão

Istockphoto / shutter_m Na hora de mudar de emprego, a impulsividade deve ser deixada de lado.

Em momentos de virada de ano muitas pessoas preferem elaborar novos planos e repensar os rumos que a vida toma. Em janeiro é comum que profissionais vislumbrem a troca de cargos ou de empregos, mas para que essa decisão traga bons resultados é preciso fazer uma boa analise de todas as conjunturas que podem interferir no seu sucesso.

A professora da IBE-FGV, Rosa Perrella, explica que é preciso levar em considerações quesitos como o momento econômico, a oferta de emprego na área desejada, possibilidades de promoção, relacionamento com colegas e superiores e propósitos de vida antes de decidir mudar de emprego.

Para a professora, sair de um emprego sem um planejamento da carreira ou sem uma nova vaga já em foco pode ser arriscado, pois dificilmente a pessoa poderá retornar à antiga empresa caso os planos deem errado. Também é preciso entender que sair de uma empresa para ocupar o mesmo cargo em outra não é muito produtivo, a não ser que existam problemas de relacionamento interpessoal ou com o ambiente de trabalho.

Antes de sair de uma empresa, certifique-se de que todas as possibilidades de crescimento naquele local já foram esgotadas. É comum nos cansarmos de nossas funções e vermos o rendimento cair, mas, por vezes, mudanças de cargos ou flexibilização em algumas áreas do trabalho podem ser negociadas.

Se quer mesmo mudar, seja firme na sua decisão

Rosa também explica ao site que muitos processos seletivos perguntam aos entrevistados sobre suas experiências em trabalhos anteriores e os motivos por ter deixado o cargo, por isso, ter uma inconstância muito grande e mudar de empresas com muita frequência pode prejudicar um candidato. Certifique-se de que seu argumento é plausível e que você realmente tem razão em partir para uma nova busca.

O apoio do antigo chefe em indicações ou recomendações faz toda a diferença, então antes de sair de uma empresa, converse francamente com seu chefe, pergunte o que ele pensa a seu respeito, quais são suas qualidades e quais pontos deve melhorar. Quando agimos de maneira honesta e segura ganhamos o respeito de todos e temos mais forças para sermos bem recebidos em novos ambientes.

Entenda seu propósito de vida e lide com as situações de maneira calma para que não haja arrependimento depois. Algumas pessoas buscam auxílio de coaching para se autoconhecerem e trilharem bons caminhos profissionais. Ter essa clareza é importante, caso contrário, onde quer que você esteja, estará insatisfeito.

Matérias Relacionadas