Desligar-se de uma empresa nem sempre é tarefa fácil. Desocupar a mesa, encerrar todas as atividades, abraçar os colegas de trabalho, mandar e-mails de despedida. Esse processo geralmente causa uma série de sentimentos.
Mas nessa hora, independentemente se você foi demitido ou optou por sair, é crucial ter inteligência emocional para manter a postura profissional e a reputação. Isso porque, além de o mundo corporativo ser bem menor do que parece, seus futuros empregadores certamente se interessarão pelo seu passado antes de decidir pela sua contratação. Além disso, o mundo dá muitas voltas e você pode retornar a essa empresa no futuro.
Normalmente o funcionário se contém até o último minuto, mas na hora de atravessar a porta acaba falando o que não deve, colocando a perder a boa imagem que cultivou durante sua permanência na empresa.
Para manter a ética no último dia de trabalho, respire fundo e meça muito bem as suas ações. Para lhe ajudar, Jacquelyn Smith, editora de Carreira do site Business Insider, separou publicou um artigo com 13 coisas que você nunca deve dizer em seu último dia de trabalho. Veja:
“Este lugar é um navio afundando”
Só porque você está saindo, não há necessidade de fazer seus colegas se sentirem mal. Deseje-lhes sorte e diga o quanto foi importante o tempo que passou na empresa.
“Vou estar inacessível por algumas semanas”
O fato de você sair da empresa não significa que ela está proibida de lhe contatar. Além de possíveis questões administrativas, pode ser que seus ex-colegas o contatem para tirar alguma dúvida ou pedir orientação. Dificultar a vida dos funcionários que ficaram ou que vão ocupar o seu lugar só queima a sua imagem.
“Vamos ficar em contato”
Essa frase só tem real sentido quando falada para os colegas com quem você realmente conviveu e pretende conversar fora da empresa. Dizer isso para que você vai conviveu ou não fez questão de conviver, não tem o menor sentido. Se quer ser educado, diga que manterá contato pelo Linkedin.
“Uma coisa que eu realmente odiei quando trabalhava aqui foi…”
Este não é o momento adequado para fazer isso. Não use palavras fortes e dolorosas como “ódio” no seu último dia. Se você optar por dar fazer algumas críticas construtivas para seu superior ou colegas de trabalho, seja educado e diplomático.
“O meu novo emprego vai ser incrível!”
Se você está se demitindo, seu chefe pode puxar conversa e perguntar quando você vai iniciar no seu novo emprego. Nessa hora evite diminui-lo ou regozijar-se. Você nunca sabe se o novo emprego realmente vai ser melhor do que o atual, por isso mantenha suas pontes intactas.
“Você não sabe como gerenciar pessoas”
Mais uma vez: você não deve queimar pontes na sua saída da empresa. Desse modo, insultos diretos para o seu gerente podem se tornar o maior arrependimento da sua vida. Isso porque é para seu chefe que a futura empresa vai ligar para pegar referências suas. E se você quiser voltar para a empresa onde estava, possivelmente terá que conversar com oi chefe que você insultou.
“Você deve pensar em sair, também”
É comum muitas pessoas sentirem, em seu último dia de trabalho, que devem deixar um aviso para os outros. Não tome essa atitude. Isso é rude e desrespeitoso. Além disso, nem todos os colegas podem ser confiáveis e alguns podem querer garantir que você não vai estar de volta para competir com eles.
“Não, obrigado. Eu não preciso de ajuda”
Se você está deixando a empresa para procurar outro emprego ou acabou de ser demitido, seus colegas ou patrões podem se oferecer para ajudar você nessa fase de transição ou na busca por um emprego. Não recuse as ofertas! Você não sabe o que eles sabem sobre outras empresas. Eles também podem ajudar você revendo o seu currículo ou carta de apresentação.
“Como você vai lidar com sua posição no futuro?”
Muitos gestores ainda estão descobrindo isso e se eles têm algum plano não há motivo para divulgá-lo. Sua curiosidade pode ser grande, mas sua questão é inadequada. Portanto, seja um funcionário educado e atencioso e não faça esse tipo de pergunta no seu último dia de trabalho.
“Eu nunca gostei de trabalhar com você”
Pelas mesmas razões que você nunca deve ofender seu chefe ou falar sobre todas as coisas que odeia sobre a empresa, você não deve insultar seus colegas ou subordinados. Você nunca sabe, talvez um dia eles vão estar no comitê de contratação para o seu emprego dos sonhos.
“Boa sorte para seguir neste lugar sem mim”
Não lembre o quão fabuloso você era, você só vai sair perdendo. O tempo para se vangloriar não é na saída. É normal que você sinta que seus talentos não foram utilizados plenamente, mas não é sábio dizer para seus colegas que você era a melhor pessoa daquela empresa e eles vão se arrepender depois de você se for.
“Eu não era o problema”
Você pode ter sido tentado a deixar estourar algumas bombas e até dar exemplo, listando os problemas e as pessoas que fizeram da sua vida na empresa um pesadelo. Mas isso não vai fazer você ganhar pontos com seu chefe e pode voltar contra seus colegas. Tenha em mente que alguns empregadores vão pedir referências suas, e você vai quer manter relações positivas com eles também.
“Eu nunca iria trabalhar aqui novamente”
Cada funcionário tem escolhas a fazer. Nenhuma empresa possui grades nas janelas e portas ou acorrenta os pés dos funcionários ao chão. E só porque agora você está saindo quer divulgar que sua permanência foi ruim? Essa atitude faz você olhar de maneira totalmente inexplicável para a sua própria carreira.
Nunca dizer “nunca”
Seu último dia de trabalho raramente será o último dia de afiliação com seu empregador. Você pode muito bem encontrar seu chefe ou colegas nas redes sociais ou, até mesmo, em trabalhos futuros. Diante disso, seja sempre profissional, para que agora e no futuro sua carreira seja um sucesso.