Um ambiente alegre e harmonioso é um dos pontos que ajuda a equipe a se manter motivada e engajada. E, por passar a maior parte do dia dentro da empresa, os profissionais acabam criando laços mais fortes com alguns colegas de trabalho, o que aumenta a sensação de pertencimento e melhora o clima organizacional.
E nesse contexto, podemos dizer que certas aproximações podem ser estratégicas e render bons lucros para as empresas. Isso acontece quando os profissionais com determinadas habilidades se sentam bem próximos. No caso de organizações com dois funcionários, o aumento dos rendimentos pode chegar a US$ 1 milhão.
Essa descoberta foi feita por meio de uma pesquisa da OnDemand Cornerstone (NASDAQ: CSOD) e de pesquisadores da Harvard Business School. Pelos resultados, a distância entre as mesas dos funcionários afeta várias medidas de desempenho e a estreita proximidade em determinados casos pode gerar um aumento de até 15% no desempenho organizacional.
Detalhes da pesquisa
Para a realização dos estudos, os pesquisadores avaliaram durante dois anos 2000 trabalhadores de uma empresa de tecnologia com sede nos Estados Unidos e na Europa. A conclusão foi de que um colaborador da mesa ao lado pode impactar significativamente o desempenho do outro colega, tanto para o lado bom quanto para o lado ruim.
Ao avaliar os colaboradores em três itens (produtividade, qualidade e eficiência), foram descobertos três tipos de trabalhadores:
Produtivos: apresentam alta taxa de produtividade, mas com pouca qualidade.
Qualidade: produzem com qualidade superior, mas apresentam pouca produtividade.
Generalistas: apresentam nível médio em qualidade e produtividade.
Com isso, concluiu-se que, para as empresas obterem mais lucros, o ideal seria colocar os generalistas todos juntos, o que aumentaria a produtividade em 13%, e unir profissionais produtivos e de qualidade que, juntos, se tornam 17% mais eficientes. Sendo assim, ao unir forças consideradas opostas, os profissionais são afetados pelas características do outro.
Vale lembrar que, assim como os pontos positivos, o comportamento tóxico também pode ser ampliado quando os profissionais se sentam fisicamente próximos.
Dylan Minor, um dos professores que participou da pesquisa, ressaltou que ainda não havia sido feito um estudo desse tipo. “Estes resultados sugerem que as empresas podem desenvolver estratégias para maximizar o desempenho organizacional através da colocação física dos trabalhadores.”
E completou: “O espaço físico é algo que as organizações podem gerenciar de forma relativamente barata e isso deve ser visto como um recurso importante para aumentar os retornos do capital humano.”