A Matriz de Eisenhower é um método criado com o intuito de aumentar a produtividade e ajudar na organização de tarefas. Esta ferramenta funciona como um filtro, mostrando aquilo que realmente é importante ser feito, de forma a diferenciar tarefas urgentes daquelas que não tem tanta urgência.
Basicamente, esta é uma matriz de 2×2 na qual inserimos as tarefas que temos a cumprir em determinado dia. As categorias funcionam como urgente e não-urgente e importante e não-importante. Assim, fica fácil identificar e classificar as tarefas entre:
- O que é realmente urgente e importante (que são as tarefas que não podem ser ignoradas);
- O que é urgente, mas não importante (tarefas que precisam de atenção, mas não são tão relevantes);
- Aquilo que é não urgente, mas é importante (que você deve tentar inserir na sua rotina);
- O que não é urgente e nem importante.
Para que serve a Matriz de Eisenhower?
A Matriz de Eisenhower serve para ajudar a manter uma rotina mais organizada e efetiva, de forma a não se sobrecarregar com aquilo que não é importante ou com coisas deixadas para a última hora. Além disso, a ferramenta ajuda a ver suas tarefas de forma clara, organizando-as de acordo com sua prioridade. O resultado é a redução do estresse e o aumento da produtividade no trabalho.
Como o método funciona?
O funcionamento da matriz de Eisenhower é bastante simples: basta colocar no papel colocar num papel todas as tarefas que precisam ser realizadas e categorizá-las de acordo com sua urgência e importância. Assim, fica mais claro o que você tem que fazer e no que precisa se focar naquele dia.
Quais as vantagens desse método?
As principais vantagens de aplicar esse método em sua rotina diária são:
- Foco no que é realmente importante;
- Facilidade em perceber quando é necessário delegar tarefas;
- Redução do estresse;
- Aumento da produtividade;
- Percepção daquilo que precisa ser mudado;
- Maior organização.
Como aplicar a Matriz de Eisenhower em sua rotina profissional
A Matriz de Eisenhower pode ser aplicada em qualquer situação rotineira, mas se torna ainda mais interessante para descomplicar a rotina profissional e facilitar a entrega do que precisa ser feito.
Para aplicar o método em seu dia a dia profissional, você pode começar o dia elaborando sua própria matriz 2×2. Um exemplo bem simples da matriz para o dia a dia de trabalho pode ser:
- Urgente e importante: produção de um texto para entregar;
- Urgente e não-importante: aprovação de comentários em blog;
- Não-urgente e importante: pesquisa e leitura de novos temas;
- Não-urgente e não-importante: ficar mexendo nas redes sociais.