Todo profissional tem sua lista de sonhos. Mas não basta apenas sonhar, é preciso saber concretizá-los. E para isso são necessários planejamento, autoconhecimento para saber escolher e trilhar os caminhos certos e muita, muita persistência.
Quem não sai da zona de conforto dificilmente consegue alcançar objetivos, pois até mesmo para organizar as ideias no papel terá que se dedicar, olhando de forma crítica o cenário que o cerca e as oportunidades que volta e meia aparecem.
Você conhece o 5W2H?
O nome parece estranho, mas este é um modelo de plano de ação muito usado dentro de empresas e também para organizar metas pessoais e profissionais. Composto por sete perguntas, o modelo ajuda você a esmiuçar o projeto de vida e organizar as ideias para que ele seja concretizado.
Quando foi criado no Japão, seu uso era apenas para estratégias empresariais, mas hoje o 5W2H se enquadra em diferentes situações, desde o planejamento de uma viagem ou evento, até para metas bem pessoais.
Você pode procurar um modelo já pronto na internet, bastando apenas você preencher os campos, ou escrever em um papel as seguintes perguntas:
What: o que será feito (qual é a meta a ser atingida)
Why: por que será feito (que motivos levam você a lutar por essa meta? Quais benefícios ela pode lhe trazer?
Where: onde será feito (qual o lugar escolhido para trabalhar pela sua meta? Haverá mais de um? Então coloque todos, sem se esquecer de nenhum)
When: quando será feito (procure estabelecer um prazo para começar a cumprir a sua meta. Se você não definir um prazo, nunca vai se sentir motivado a dar o primeiro passo.
Who: por quem será feito (responsabilize-se pelas suas metas. Tome para você a obrigação de tirá-las do papel. Tenha em mente que você será o grande responsável por concretizá-las ou não)
How: como será feito (quais estratégias você vai tomar para atingir suas metas? Neste campo permita-se errar. Se o caminho que você escolheu não deu certo, aprenda com os erros, refaça suas estratégias e comece de novo).
How much: quanto custará (procura quantificar os gastos para atingir sua meta. Terá que fazer cursos ou viagens, por exemplo? Procure saber valores e planeje-se para eles também)
Dicas na hora de montar o plano de ação
- Procure escrever suas metas com positividade.
- Crie metas reais. Seja sensato e escolha aquelas que lhe permitam encontrar caminhos plausíveis para realização. Caso contrário você vai se frustrar e achar que não alcançará o sucesso em nada que fizer.
- Pratique o autoconhecimento. Assim você saberá quais caminhos está disposto a seguir para atingir sua meta.
- Avalie o todo. No fim seu esforço valerá a pena? Tudo na vida tem bônus e ônus. Saiba avaliá-los também.
- Seja persistente. O caminho pode não ser tão fácil quanto você pensa. Por isso, saiba dosar suas expectativas para evitar frustrações e procure prever os problemas que podem acontecer e como evitá-los ou resolvê-los de imediato.
- Acompanhe ativamente seu desempenho. Dessa forma você identifica as falhas rapidamente e muda as estratégias se for necessário.