Qualquer entrevista, seja a primeira, seja a vigésima, sempre causa um pouco de ansiedade nos candidatos. E uma das horas mais temidas é quando o recrutador testa o autoconhecimento do profissional que quer ingressar na empresa. Além das experiências, saber falar de si mesmo é um dos pontos decisivos numa entrevista de emprego.
Mostrar autoconhecimento pode parecer fácil, mas o receio de ser humilde ou prepotente demais na hora de responder às questões do entrevistador faz com que esse momento da entrevista seja um pouco tenso. Além disso, há quem nunca tenha parado para pensar sobre o assunto e tenha grande dificuldade de falar sobre si mesmo em uma entrevista de emprego.
Dicas para falar sobre si mesmo
Para se dar bem nesse teste, a primeira coisa é fazer a lição de casa. Pegue um papel e escreva suas qualidades e defeitos, sem fazer uma seleção rigorosa. Escreva todos eles. Se precisar, peça ajuda para familiares e amigos que certamente vão apontar características que você mesmo desconhece.
Feito isso, procure retirar da lista aqueles defeitos e qualidades muito básicos, que todo mundo fala e que acaba não tornando você um diferencial na hora da seleção. Nessa hora é importante também que você procure se informar sobre a empresa, de forma que o perfil dela o ajude a definir as qualidades que deve ressaltar os defeitos que pode apontar sem comprometer seu desempenho na entrevista.
Quando for discursar sobre você na entrevista, leve em conta mais uma vez o perfil da empresa. Se ela é mais despojada e informal, pode recorrer ao bom humor para mostrar seu autoconhecimento. Se for mais formal, haja da mesma forma, mostrando que tem a postura profissional que a empresa está buscando.
Para evitar ser muito modesto ou prepotente, treine na frente de um espelho e conte com a ajuda de amigos. Eles poderão ajudar você a lapidar o discurso.
É importante também fugir de personagens e das mentiras, porque, caso você seja selecionado, uma hora a sua máscara vai cair e a possibilidade de se queimar na frente de colegas e supervisores será grande. Procure sempre ser sincero ao apontar qualidades e defeitos.
Mostre disposição para ser um profissional melhor
Todos nós somos seres humanos em constante mudança. Por isso, após mostrar seu autoconhecimento para o selecionador, procure deixar claro que suas qualidades compensam os seus defeitos ou quais medidas você vem adotando para minimizar seus defeitos e trazer bons resultados para a empresa.
Se você apenas citar seus pontos fracos sem mostrar que eles são obstáculos possíveis de serem superados ou propor soluções para minimizá-los, pode passar a imagem de que é uma pessoa inflexível, característica que não cabe em nenhuma empresa nos dias de hoje.
Colocando essas dicas em prática você verá que esta pergunta feita na entrevista pode ser mais uma oportunidade de mostrar o quanto está preparado para ocupar a vaga que a empresa oferece. Boa sorte!