Quem está à procura de um emprego não esconde a preocupação com seu desempenho nos processos seletivos. E, neste caso, um feedback do selecionador seria um ótimo meio de ajudar o candidato a conquistar uma recolocação rápida e bem-sucedida.
Mas quando pedir esse feedback? Não é sempre que os selecionadores dão um parecer sobre a entrevista assim que ela termina. Isso porque outros candidatos foram ou ainda serão entrevistados e será preciso analisar com calma o perfil de cada um deles antes de emitir qualquer opinião definitiva.
O mais assertivo seria pedir mais informações ao receber um feedback negativo do selecionador. Dessa forma, ele poderia informar mais detalhes sobre os motivos da não contratação. O importante é o candidato não levar as considerações para o lado pessoal e se manter firme na procura por um emprego.
Caso o prazo de retorno estabelecido pelo selecionador não seja cumprido, nada impede que você, por exemplo, como candidato, entre em contato após alguns dias para saber sobre o andamento do processo e pedir o feedback.
Como pedir um parecer a respeito da entrevista?
A resposta é: depende. Se o contato que você fez com o selecionador foi por telefone, não há problema em ligar depois de expirado o prazo de retorno para conversar sobre a vaga e seu desempenho na entrevista. Se foi por e-mail, procure manter essa forma de comunicação. E se durante a entrevista o selecionador lhe deu um cartão, também não há problema em ligar.
Apresente-se corretamente, afinal de contas você não sabe quantas pessoas estão concorrendo às vagas e nem quantos processos seletivos estão acontecendo na empresa neste momento. Evite tons de cobrança e seja educado ao pedir r receber o feedback. E não se esqueça de agradecer e se colocar à disposição para outras oportunidades, caso este seja o seu desejo.
O que você não deve fazer é ligar antes do prazo dado pelo selecionador. Essa atitude pode passar a impressão de que você é ansioso demais, o que pode comprometer seu desempenho no processo seletivo e as impressões iniciais que o selecionador tinha a seu respeito.
Importância do feedback para a empresa
Da mesma maneira que um mal funcionário pode ter sua imagem manchada no mercado, o mesmo pode acontecer com uma empresa. Quando um selecionador se preocupa em dar um feedback, é sinal de que a empresa como um todo se preocupa com o candidato. Afinal de contas, ele espera uma resposta para começar a trabalhar ou focar suas energias na busca por novas oportunidades de entrevista.
O feedback também é uma forma de facilitar o trabalho dos selecionadores na hora de realizar futuros processos seletivos. Isso porque um candidato pode não servir para uma vaga, mas pode se encaixar em outra, e as anotações feitas na primeira entrevista podem agilizar e facilitar na hora de realizar um novo contato.
Feedback dado. Qual o próximo passo?
Quando se pede um feedback, é importante estar aberto para ouvir com atenção e humildade tudo o que o selecionador tem a dizer. Após os esclarecimentos, vale meditar sobre o que foi dito e colocar em prática o que for necessário para melhorar seu desempenho nas próximas entrevistas.