Com tanta gente procurando avidamente por uma oportunidade no mercado de trabalho, recusar uma vaga parecer ser impensável. Entretanto, vários podem ser os motivos para recusar uma proposta de emprego. O local pode ser de difícil acesso, o salário não é interessante, não tem plano de carreira ou simplesmente seu emprego atual parece mais atrativo.
Mas não pense que um não para uma empresa interessada no seu trabalho significa o fim. Se você souber fazer a recusa de maneira polida e assertiva, poderá manter as portas abertas e, quem sabe, retomar a conversa e conquistar a vaga no futuro. Para isso, veja algumas dicas:
Não demore demais para dar uma resposta
Apesar da alta procura por emprego, você não sabe exatamente quantas pessoas estão concorrendo à vaga e nem qual a urgência da empresa. Por isso, se perceber que a oportunidade não atende às suas expectativas, deixe o selecionador livre para continuar o processo seletivo. A sua postura de ficar “segurando a vaga” pode ser mal vista pelos recrutadores.
Seja educado ao recusar a vaga
A gente nunca sabe o dia de amanhã. Portanto, seja educado. Diga que analisou bem a oportunidade, elogie a empresa e explique que, no momento, não pode atender às necessidades da empresa, dando o motivo sem grandes enrolações. Deixe claro também que você quer manter o contato para oportunidades futuras.
Ligue, mande um e-mail ou vá até a empresa
Encontre a maneira mais correta de informar sua recusa. Tudo vai depender de como a empresa de comporta em relação a isso. Se desde o começo o contato foi realizado por e-mail e você não consegue conversar com o selecionador pelo telefone, escreva a mensagem se explicando. Neste caso, cuidando com a ortografia. Se houver a possibilidade você ir até a empresa ou conversar pelo telefone, opte por estes meios, pois podem ser boas oportunidades para você captar a reação do selecionador e saber como vai ficar a relação após a sua recusa.
Meça suas palavras
Se você não quer a oportunidade agora, mas tem interesse em trabalhar na empresa no futuro, cuidado com o que vai dizer. Evite justificar seu desinteresse alegando que o salário ou os benefícios são ruins ou que você não acredita na política da empresa. Você não precisa ser vago na resposta, mas suas críticas podem fechar portas para futuras oportunidades.
Indique alguém se quiser
Muitas pessoas temem indicar alguém a uma vaga por achar que, se a pessoa não atender às expectativas, quem indicou ficará queimado. Mas não é bem assim. Ao indicar um colega ou conhecido neste caso, mostra que você não quer deixar a empresa desamparada.
Seja discreto ao falar da situação
Recusou uma vaga de emprego? Não precisa sair por aí comentando. Nem todas as pessoas saberão interpretar a situação da melhor forma e, como o mercado de trabalho é bem menor do que a gente pensa, suas considerações podem cair em ouvidos errados e complicar sua vida profissional
Nunca suma sem dar satisfações
Se você quer mesmo manter contato com a empresa para oportunidades futuras, enfrente a situação e dê um retorno sobre sua aceitação ou recusa da vaga. Fugir vai deixar o selecionador com a impressão de que você é imaturo e esse tipo de atitude é mal vista dentro e fora do ambiente de trabalho.