Todo ser humano tem talentos. O que diferencia é a forma como eles são usados para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Alguns fazem parte do nosso dia a dia de maneira bem natural, enquanto outros precisam ser despertados e trabalhados ativamente.
Independentemente da forma como eles atuam em nossa vida, é plenamente possível usá-los para nos tornarmos pessoas mais influentes no ambiente de trabalho. E para saber como aplicá-los corretamente para este fim, Harrison Monarth, consultor de Desenvolvimento e Liderança e colunista do site Enterpreneur, separou algumas dicas:
Desenvolva suas habilidades de tomada de decisões críticas
A tomada de decisão é uma competência de liderança e está presente em todos os lugares, desde a simples escolha de onde realizar uma reunião pessoal até a definição de estratégias de onde gastar dinheiro. Estas decisões impactam tanto as pessoas ao lado quanto as filiais em todo o mundo. Para dominar essa habilidade, procure detectar os pontos fracos do seu raciocínio e reconhecer preconceitos a favor ou contra algo ou alguém. Não podemos controlar os resultados, mas podemos moldar o processo que define o movimento.
Aprenda a fazer um argumento sólido
Todos nós devemos ser capazes de montar um argumento coerente. Para isso, revisite o que você aprendeu na escola e construa algo sobre essa base com aulas particulares e leitura sobre assuntos relevantes. Dessa forma você vai descobrir que a sua capacidade de pensar criticamente e analisar os argumentos dos outros vai aumentar drasticamente a sua influência sobre as suas próprias escolhas.
Torne-se um contador de histórias
Contar histórias tem sido uma ferramenta ótima para influenciar as pessoas. Influenciadores usam esse artifício para fins estratégicos. Por exemplo: números são importantes, mas quando se trata de mostrar sua relação com qualquer questão, uma narrativa estratégica vai entregar a mensagem de maneira mais memorável do que qualquer outra coisa. Após dominar os dados, pergunte-se: existe uma maneira de colocar um rosto humano sobre a minha mensagem? Existem exemplos da vida real que vão me ajudar a fazer uma ponte para que as pessoas possam fazer a relação?
Aprimore suas habilidades de fala
Muitas pessoas temem falar em público, mas esse pode ser uma via rápida para o sucesso e a influência. Sendo assim, não deixe passar oportunidades de falar. Aprimore a sua mensagem e a habilidade de se expressar, colocando-se várias vezes à frente de um público, recolhendo feedback e fazendo ajustes. Coragem para falar e aceitar o desconforto é uma maneira de aprender e crescer. Comece em ambientes menores e vá se desenvolvendo. Com essa habilidade, seu poder de influência não terá limites.
Tenha uma compreensão básica de eventos atuais
Você não pode ter uma conversa inteligente com os seus colegas e clientes se não estiver a par de temas do cotidiano. Você não precisa ser um especialista, mas deve ter uma compreensão básica dos assuntos. Para evitar constrangimentos, reserve um tempo especial todo dia para saber o que é notícia. Bastam 20 minutos pelo menos. Feito isso, teste seu conhecimento com amigos sobre os tópicos mais importantes do dia para ver o quão bem informado você está. É uma estratégia de baixo risco que lhe permite obter um feedback em tempo real com a oportunidade de preencher as lacunas com a mesma rapidez. Com o tempo, observe como os outros vão começar a vir a você para obter informações, afinal, esta é uma das principais formas de mostrar o quanto você é influente.
Pense como um líder
A influência pode surgir de qualquer posição, mas quando parte de um líder pode causar mais impacto. Se você não exerce um papel de liderança na sua empresa, procure chefiar algo como um projeto comunitário ou qualquer ação na qual você possa testar sua capacidade de tomar decisões difíceis e motivar as pessoas para um objetivo. A regra número um da liderança é ajudar os outros a se tornarem um sucesso!
Compreenda as novas tecnologias
Estamos no século 21, e até mesmo uma criança sabe o que é Twitter e Facebook. As mídias sociais vieram para ficar e se você não tem um diálogo online permanente, está ficando para trás. Para a maioria das pessoas com quem você entra em contato, sua reputação e influência são percebidas a partir do que elas podem encontrar sobre você na internet. Todo indivíduo, mesmo aqueles que parecem ter influência nata, precisam trabalhar para reforçar essa habilidade. Se você desenvolvê-la também, vai perceber que sua influência vai subir.