O inglês é a terceira língua nativa mais falada em todo o mundo, entretanto o mercado de trabalho apresenta carência de profissionais que tenham fluência no inglês. Com a globalização, os candidatos que sabem falar inglês corretamente e sem dificuldades acabam tendo mais destaque em relação aos que dominam apenas a língua nativa. Hoje, conhecer mais do que um idioma tornou-se essencial para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira sólida.
Se você quer se preparar para encarar uma entrevista em inglês, as dicas para entrevista de emprego abaixo serão muito úteis para diminuir o nervosismo e dar mais segurança frente ao entrevistador.
O primeiro ponto que se deve ter cuidado é com o bate-papo inicial para quebrar o gelo na entrevista. Nas entrevistas em inglês – especialmente se for feita por um nativo – deve-se evitar esse tipo de conversa e ser direto, falar apenas do lado profissional, sobre sua carreira e projetos para o futuro.
Outra dica importante é que o mundo corporativo tem o seu vocabulário próprio e um diferencial pra você se destacar dos demais é aprender um bom repertório de palavras-chave de sua área de atuação. Por exemplo, se você for da área de economia, é interessante conhecer assuntos relacionados a nonrenewable resources (recursos não renováveis) e command economy (economia centralizada). Uma dica é ler livros de negócios e acessar frequentemente sites de notícias em inglês que tenham conteúdo relacionado à sua área de atuação; essa atitude vai ajuda-lo a memorizar o vocabulário e ainda o deixará atualizado quanto ao que está acontecendo no mundo dos negócios.
Também é essencial estar atento ao uso dos tempos verbais. Por exemplo, se o entrevistador fizer uma pergunta sobre quais são os seus planos dentro da organização, é necessário utilizar os verbos no futuro; se ele perguntar sobre quais foram as suas realizações nos empregos anteriores, é preciso usar os verbos no passado. Muitas vezes o uso incorreto dos tempos verbais na entrevista de emprego em inglês deixa o entrevistador confuso e pode prejudicar o candidato – esse é um erro muito comum.
E o mais importante: treine várias vezes o que você gostaria de falar para que as respostas soem com naturalidade e você se sinta mais tranquilo e seguro diante das perguntas. Faça isso em frente ao espelho ou com uma pessoa de confiança; melhor ainda se puder conversar com alguém que tem conhecimento na língua, pois ela poderá te indicar se há vícios de linguagem e uso incorreto de determinadas expressões.
Siga as dicas, se esforce nos estudos e good luck!