De acordo com os princípios da Física, resiliência é a capacidade que determinados materiais possuem de suportar fortes impactos e retornar às suas formas originais mesmo se sofreram deformações. Esse termo é aplicado no mundo organizacional para definir o profissional que consegue superar adversidades e manter sua dedicação em busca de bons resultados.
Diante de uma crise que tem abalado empresas e provocado demissões nos mais diferentes setores, as empresas têm se preocupado cada vez mais em ter na equipe pessoas que não se desesperem diante dos primeiros obstáculos e mostram equilíbrio emocional para suportar os problemas e enxergar soluções quando todos acham que não há mais o que fazer.
O profissional resiliente apresenta como grande diferencial o foco na solução e, na maioria das vezes, é assertivo nas ações. Já quem não é dotado dessa habilidade fica preso no problema, chegando a sentir raiva da situação, atitude que se torna obstáculo para a tomada de atitudes.
Assim como as habilidades de liderança, a resiliência pode ser adquirida. E se você quer começar agora mesmo a desenvolver a resiliência no ambiente de trabalho, confira as dicas abaixo:
Mude sua visão a respeito de mudanças
Muita gente é resistente a mudanças e saídas da zona de conforto. Mas uma pessoa resiliente olha sempre para frente, na ânsia de se superar constantemente. Quando você muda seu jeito de encarar as coisas, com mais leveza, você passa a focar menos no problema, enxergando soluções rápidas e assertivas para sair vitorioso da situação.
Tenha autoconfiança
A insegurança e a baixa autoestima são inimigas do profissional resiliente, uma vez que ele tem a habilidade de tomar decisões assertivas. Claro que você não sabe tudo, mas vai aprender o que for necessário para dar a volta por cima e sair ileso da situação. Confie em tudo o que você estudou e vivenciou, confie na sua capacidade e tome uma atitude. Não deixe o medo paralisar você.
Seja altruísta
A partir do momento em que você presta atenção no outro, se torna mais disponível a ajudar sempre que necessário. Na maioria das vezes é a união que faz o grupo agir e buscar soluções para dar a volta por cima.
Mantenha seu bom humor sempre ativado
Viva a sua vida com altas doses de leveza. O bom humor fará você passe mais facilmente pelas situações de estresse. Além disso, você estará mais aberto para enxergar os problemas de maneira mais branda e encontrar soluções mais rápidas para ele. Geralmente os mal-humorados só veem o lado ruim e ficam envolvidos somente no problema.
Desenvolva sua inteligência emocional
No mercado de trabalho atual, se mantém em pé quem tem sangue frio e consegue controlar com maestria as suas emoções. O medo e a insegurança paralisam e nos deixam cegos diante dos problemas. Mantenha a inteligência emocional apurada para enfrentar as situações difíceis que nunca marcam dia e hora para aparecer.