Os requisitos avaliados pelos selecionadores na hora da entrevista são inúmeros, e muitos deles podem variar de acordo com a vaga a ser preenchida e a cultura da empresa. Entretanto, tem uma capacidade que vem ganhando cada vez mais importância na hora de definir o candidato mais apto para a função: a inteligência emocional.
A partir do momento em que um profissional compreende bem as próprias emoções e as de seus colegas, fica mais fácil manter o autocontrole e resolver problemas. E diante de tanta pressão, de tantas atividades para serem resolvidas em curtos períodos de tempo, saber lidar com pressão e manter a automotivação passou a ser obrigação de quem pretende se dar bem no mercado de trabalho.
Para avaliar a capacidade emocional dos profissionais atuais, a Tracom Group, empresa de desenvolvimento de liderança, elaborou um programa de treinamento que já foi adotado por diversas empresas em todo o mundo. A colunista do site Levo, Meredith Lepore, conversou com diretor de pesquisa e desenvolvimento da Tracom, Casey Mulqueen, e este separou sete dicas de como impulsionar a inteligência emocional. Confira:
Descubra quais são os seus gatilhos emocionais
Uma vez que são esses gatilhos que resultarem na perda de controle comportamental, identifica-los é essencial para compreender melhor as situações e emoções que você vivencia um pouco antes de começar a explodir. Saber o que aciona os seus gatilhos ajudará você a ser capaz de reconhecer e dominar essas situações.
Mentalmente, ensaie situações comuns que acionam seus gatilhos emocionais
Ao ensaiar mentalmente cenários, você está ativando os mesmos circuitos neurais de quando está realmente no cenário. Em vez de responder da maneira que você normalmente faria no passado, imagine-se agindo de maneira mais produtiva. Desenvolva um “filme” mental de si mesmo e claramente se imagine se comportando da maneira que realmente quer. Isso ajudará você a se preparar para quando essas situações ocorrerem de verdade. Você vai ter um script para seguir.
Force seu cérebro a pensar em ação para a resolução de um problema
Distrair-se é uma maneira eficaz de manter a autocontrole. Se você se depara com uma situação na qual está sentindo raiva ou frustração, por exemplo, mude seu foco da outra pessoa ou situação para um problema mental. Isso torna o problema desafiador. Por exemplo, exercitar-se tentando achar o resultado da operação 15 X 18. Isto irá forçar seu cérebro a focar no problema de matemática e fugir da situação estressante. O velho ditado de que você deve contar até dez não é eficaz. Distrair-se com um problema difícil é, sim, uma boa estratégia para evitar uma reação emocional. Sendo assim, o ponto é acionar a região do cérebro que resolve problemas, impedindo que a região emocional inunde a corrente sanguínea com adrenalina e outros hormônios do estresse que causam fortes reações emocionais.
Envolva-se em um escapismo saudável
Se é muito difícil encontrar um problema mental de resolver, outra forma de distração é deixar ativa uma memória agradável. Você pode cantar uma música em sua mente, pensar em seu lugar favorito ou atividade, um programa de TV engraçado, o que funcionar melhor no seu caso. Semelhante à resolução de um problema, isso vai envolver a sua mente e impedir sua língua de tomar o controle da situação e causar uma forte reação emocional. Pense nisso como uma forma saudável de escapismo mental.
Quando se trata de e-mail, o botão “enviar” não é seu amigo
Peça a um amigo ou colega de confiança para rever e-mails questionáveis ou emocionais antes de enviá-los. Acredite, mais de metade de todos os e-mails são mal interpretados pelo destinatário. Se você acha que algo parece neutro, pode ser interpretado como ofensivo ou rude. Considere cuidadosamente a sua mensagem e os destinatários. Que tipo de pessoas elas são? Quais seus estilos de comportamento? Como são propensos a interpretar seu e-mail? De que forma poderia ser mal interpretada a sua mensagem? Se você está se sentindo irritado ou frustrado ao escrever o e-mail, esta é uma bandeira vermelha. Sendo assim, desenvolva o hábito de sempre esperar pelo menos 30 minutos antes de enviar um e-mail quando você está se sentindo emocional.
Fique longe de situações tensas
Se você estiver em uma conversa ou situação emocionalmente aquecida, diga: “Eu preciso de tempo para pensar sobre isso antes de responder”, ou outra resposta adequada que lhe permita deixar a situação. Nem tudo tem de ser tratado de imediato, especialmente se os ânimos estão alterados. Afaste-se da situação. Dê tempo suficiente para que você e a outra pessoa se acalmem. Quando se sentir mais controlado, você poderá responder à pessoa. Lembre-se que nestas situações a língua está no controle de sua mente. Leva tempo para se acalmar e para o seu córtex pré-frontal para retomar o controle de seus pensamentos e ações. Saiba que deixar a situação não é escapismo; é uma ação saudável e produtiva que trará um resultado melhor.
Sempre que estiver diante de situação emocional, tome consciência do que e como vai falar
Esta é uma estratégia eficaz para evitar o impulso de explodir e perder o controle. Pense na linguagem que você irá usar; certifique-se que é respeitosa e clara. Como todos os hábitos, a prática irá melhorar a sua eficácia e se tornará mais natural ao longo do tempo. Se você sabe que vai estar em uma discussão emocional, ensaie. Determine exatamente o que e como você vai dizer.