Home > Plano de Carreira > Dicas para trainee: Saiba como participar de programas para Trainee

Dicas para trainee: Saiba como participar de programas para Trainee

Recém-formados encontram nos programas de trainee uma solução para a falta de experiência já que ainda não tiveram contato com o dia a dia da profissão

Foto: © Depositphotos.com / Goodluz

A procura por programas de trainee no Brasil é grande, para cada 10 vagas disponibilizadas, aproximadamente 15 mil candidatos se inscrevem. Isso porque o trainee é uma valiosa oportunidade do profissional recém-formado e sem experiência se inserir no mercado de trabalho, mostrar suas potencialidades e se consolidar em uma grande companhia. Os programas oferecem salários de R$ 4 mil em média.

As inscrições para vagas em programas de trainee começam a ser disponibilizadas a partir de abril e maio. Alguns sites e blogs reúnem informações sobre programas de trainee que estão com inscrições abertas. É a hora dos jovens pesquisarem sobre as empresas de interesse e se prepararem para a seleção. A maioria das empresas têm etapas virtuais que costumam eliminar até 99% dos candidatos.

As principais características buscadas nos candidatos são facilidade de trabalhar em equipe, potencial de liderança, determinação, flexibilidade e autodesenvolvimento. As empresas buscam jovens com múltiplas habilidades, vivência internacional, capacidade de comunicação, bom relacionamento com as pessoas e habilidade com sistemas e programas de informática.

Algumas empresas que oferecem programas de trainee são Ambev, Johnson & Johnson, Red Bull e Volkswagem. A Ambev não estabelece um número fixo de vagas, entra quem realmente tem o perfil da empresa. Na Johnson & Johnson, os candidatos enfrentam quatro etapas de prova, primeiro um questionário on line avalia o perfil e o comportamento dos candidatos; na segunda fase, presencial, os candidatos são avaliados a partir de resultados de processo de co-criação; A terceira etapa é composta de teste oral de inglês e; na última fase, os candidatos participam de uma simulação de um case com gestores e diretores da companhia.

Para aqueles que passam nos programas, as vantagens são muitas: salários altos, mesmos benefícios trabalhistas dos funcionários efetivados, programas de coaching, possibilidade de mudança de área dentro da empresa, viagens e bônus. Além da principal motivação, que é a possibilidade de compor o quadro de funcionários de grandes empresas do país e do mundo.

Matérias Relacionadas