Para disputar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, é essencial se preparar com antecedência. Desde o primeiro contato com a empresa recrutadora, é importante que o candidato mostre profissionalismo e apresente diferenciais competitivos em relação aos seus concorrentes. Isto implica em saber definir o objetivo profissional, elaborar um currículo impecável e estar devidamente preparado para testes, dinâmicas de grupo e entrevistas de emprego.
A formação acadêmica e a experiência profissional são algumas informações expostas no currículo que têm um grande peso, mas apenas na etapa inicial do processo seletivo. Porém, o desempenho do candidato durante a entrevista pode ser o momento decisivo. Ao ser convocado para uma conversa com o recrutador, portanto, esteja preparado para responder às perguntas mais comuns de uma entrevista de emprego.
Uma das solicitações mais frequentes durante a entrevista consiste na frase “fale um pouco sobre você”. Embora esta pareça uma tarefa simples, muitos profissionais não sabem exatamente como dar uma resposta adequada e relevante. Para se sair bem neste momento, confira algumas dicas:
“Fale um pouco sobre você”: como responder?
Avalie sua trajetória
É importante que você saiba reconhecer os momentos mais importantes de sua formação acadêmica e carreira, além de ter clareza sobre seus objetivos e metas profissionais. Assim, você pode falar sobre si mesmo com autoconfiança e sem demonstrar arrogância.
Se você está em busca do primeiro emprego, pode falar sobre cursos, estágios, trabalhos voluntários e demais atividades que contribuíram para seu aprendizado profissional e desenvolvimento pessoal. Faça um resumo sobre si mesmo antes de ir para a entrevista, de modo a saber o que falar com tranquilidade.
Conheça a empresa
A convocação para a entrevista, em geral, só acontece após uma análise de seu currículo. Então, se você está entre os selecionados para esta fase, é um sinal de que seu currículo atende às exigências iniciais da vaga. Nesse momento, o ideal é que você analise novamente todas as atribuições do cargo, confrontando-as com suas competências, habilidades e experiências, além de pesquisar tudo sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Assim, além de demonstrar seus pontos fortes para o emprego, você será capaz de mostrar conhecimento sobre a área de atuação da empresa.
Aborde sua motivação profissional
É importante mostrar qual é sua motivação para o desenvolvimento da carreira. Você pode destacar, por exemplo, planos para dar continuidade aos estudos, falando sobre a importância disso para seu crescimento profissional. Lembre-se de que as empresas valorizam profissionais multitarefas, que são especialistas em determinada área, mas estão abertos a novos aprendizados e experiências.
Explore hobbies e outras atividades
Você também pode falar sobre sua vida fora do âmbito profissional, explorando interesses culturais, esportivos e atividades que costuma fazer nas horas vagas. Mas deixe isso para o fim, sempre evitando mentir.
Gostou dessas dicas? Complemente seu conhecimento no post “Como falar de si mesmo em uma entrevista de emprego?”