Home > Plano de Carreira > Horário de trabalho flexível pode prejudicar desempenho profissional, diz pesquisa

Horário de trabalho flexível pode prejudicar desempenho profissional, diz pesquisa

Estudo da Universidade de Washington mostrou que rotina flexível de trabalho interfere na atuação dos trabalhadores. Saiba como usar seu horário flexível para são se “queimar” com seu chefe

© Depositphotos.com/Dimedrol68

O horário flexível é um dos benefícios mais almejados pela maioria dos funcionários em diversas empresas pelos países. Algumas instituições multinacionais como Google, Univeler e 3M possuem estrutura de flexibilidade de carga horária para seus colaboradores.

Mas segundo a pesquisa publicada pela Harvard Business Review e feita através da Universidade de Washington, a falta de rigidez com os horários de trabalho pré -estabelecidos pode interferir negativamente na avaliação anual de desempenho.

Um trecho da pesquisa mostrou que o horário escolhido pelo colaborador para fazer o expediente vai determinar a sua imagem perante o seu superior. Nos EUA, por exemplo, os professores da Universidade concluíram que quem chega cedo no trabalho ainda é mais bem visto do que a pessoa que escolhe por entrar mais tarde.

No país, quem se compromete a chegar mais cedo no expediente é visto como profissional aplicado e ganha mais destaque do que os “corjujões”, funcionários que preferem trabalhar até altas horas da noite. A hipótese empírica do estudo é que a maioria das pessoas ainda associa, embora inconscientemente, o período da manhã com a melhor condição de produtividade em uma corporação.

Os pesquisadores descobriram ainda que o desempenho dos colaboradores pode ser analisado de forma diferente se o horário de entrada fosse variado. Dessa forma, mesmo sendo produtivo na mesma medida do colega que entra às 7h no trabalho, o profissional que chega às 11h era desvalorizado na avaliação.

Já no Brasil, foi possível constatar que impera a vivência dos profissionais corujões. Para Marcelo Braga, consultor da Search Consultoria em Recursos Humanos, se o funcionário parar de trabalhar pontualmente as 18h, será mal visto. Em síntese, a cultura norte americana não pode ser comparada com as corporações nacionais.

Como usar o horário flexível ao seu favor

Esclareça ao seu chefe a sua necessidade em chegar mais tarde e consequentemente, sair mais tarde, computando, portanto, todas as suas horas proporcionais. Procure saber dele qual postura ele mais avalia na sua análise de desempenho.

Outra alternativa para manter o bom relacionamento no ambiente corporativo é manter seu chefe informado sobre suas ausências, saídas e chegadas em casos que possam interferir diretamente no seu trabalho. Esta atitude pode ajuda a minimizar conflitos.

Matérias Relacionadas