Home > Plano de Carreira > Mudanças no trabalho? Fique por dentro das dicas para se adaptar

Mudanças no trabalho? Fique por dentro das dicas para se adaptar

Especialistas alertam sobre diversos tipos de flexibilidade no trabalho que podem ocorrer e ressaltam que pessoas adaptáveis são mais felizes

Foto: © Depositphotos.com / monkeybusiness

Mudanças no trabalho como trocas de setor, chefe ou de equipe podem forçar os colaboradores a buscar novos desafios na empresa. O funcionário que tiver maior facilidade de adaptação, nesses casos, pode levar vantagem.

Segundo Lucienne Baldez, especialista em treinamento e desenvolvimento da Innovia Training, quando nos apegamos a determinadas situações, sofremos no momento em que ocorre mudança e flexibilidade no trabalho. O profissional que tem maior capacidade de viver nessas adversidades possui autoestima elevada; são emocionalmente estáveis; sabem ouvir e respeitam o espaço do outro, além de ser mais sociáveis no trabalho.

Ao contrário do que as pessoas imaginam, a capacidade de adaptação e flexibilidade no trabalho não nasce com as pessoas. Este é um comportamento que deve ser desenvolvido. Porém recrutadores afirmam que o próprio mercado possui uma capacidade de fazer uma “seleção natural” e escolher quem fica ou sai do time de colaboradores. Devido a este fenômeno empresarial, é bom saber como agir em diversas situações. Acompanhe as dicas abaixo:

1– Atualize-se

Estude e sempre vá em busca de assuntos novos. Mantendo sua empregabilidade em alta, é possível diminui a ansiedade de perder seu espaço (ou seu emprego) e pode lidar melhor com dificuldades e mudanças.

2 – Controle seus sentimentos e emoções

Saiba lidar da melhor maneira com situações de estresse. O fato de as pessoas estarem desesperadas com algo não significa que tenha que se desesperar da mesma forma.

3- Saiba dizer ‘não’

O fato de o seu superior pedir tudo não significa que tenha de aceitar e fazer. Posicione-se da melhor maneira, sempre.

4- Gerencie seu tempo

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Esteja claro que metas e responsabilidades não são pressões. Estipule prioridades para não ficar apagando incêndios. Desenvolva sua capacidade de discernimento e prioridade.

5-Esteja aberto a mudanças

Estratégias e tarefas mudam. No mercado, há muitos profissionais que se dizem flexíveis (suportam e reagem positivamente a dificuldades), mas na verdade são os que mais rejeitam essas mudanças. Fique aberto a propostas que estimulem a sua flexibilidade no trabalho.

Matérias Relacionadas