Em um portal de notícias, por exemplo, repórteres e redatores trabalham de forma simultânea mesmo estando em lugares diferentes. Se a pauta acontece na rua, o repórter passa as informações para o redator que está lá na redação e que vai fazer o texto subir em tempo real. Isso é trabalho em equipe.
De acordo com pesquisa da Unify, empresa de sistemas de comunicação, feita com 300 funcionários, este processo de desenvolvimento da informação faz parte de equipes de trabalho remoto e podem trazer muitos benefícios para uma instituição. Através das facilidades propostas pela tecnologia, hoje é possível que uma equipe desenvolva projetos no estilo home office (trabalho em casa). Além disso, grupos de trabalho podem atuar em conjunto, conectados via internet, embora estejam em locais diferentes.
Entretanto, não é apenas a tecnologia que faz este tipo de trabalho funcionar. A postura e as atitudes de seus membros influenciam no sucesso das equipes. Confira quais são os hábitos que garantem o sucesso do profissional que atua remotamente:
1- Compartilhamento de informações em tempo real favorece a produtividade
Os grupos produtivos em ambientes remotos geralmente possuem atitude colaborativa. Compartilham informações de documentos, relatórios, sanam dúvidas e trocam informações sobre a demanda em tempo real. Um exemplo dessa postura, segundo Humberto Cagno, o presidente do escritório brasileiro da Unify, são os profissionais da saúde que debatem diagnósticos por vídeo conferência.
2- Equipes podem contar com redes sociais para interagir
De acordo com o estudo, 68% dos grupos de trabalho produtivos possuem seus integrantes trabalhando em locais distintos, e 85% dessas equipes possuem mais de um quarto dos seus membros trabalhando em outros projetos ao mesmo tempo.
A pesquisa relata que, embora a distância seja uma realidade, as ferramentas digitais (Facebook, Twitter, etc.) possibilitam a vivência desses profissionais em uma sociedade em rede, ou seja, através delas também é possível organizar o trabalho.
3- Trabalho remoto favorece maior diálogo
Segundo o relatório, 77% dos integrantes de equipes de sucesso no trabalho remoto relatam que existe maior oportunidade de dialogar nesse ambiente de gestão e produção.
4- Grupos realizam reuniões virtuais com metas definidas
É comum que reuniões e conferências demandem muito tempo. E para não perder longos períodos de discussão, estas equipes fazem reuniões com metas já pré-estabelecidas e convidam pessoas que estejam diretamente envolvidas. O estudo apontou que 51% dos profissionais dessas equipes remotas produtivas raramente ou quase nunca participam de reuniões em que grande parte do conteúdo não seja relevante para o seu trabalho.
5- Integrantes do grupo estabelecem maior comunicação
De acordo com o estudo, 86% dos profissionais dessas equipes que trabalham de forma remota conversam não só entre si, como também dialogam com seus colegas de outras localidades. Dessa forma, integrantes desses grupos desenvolvem habilidades para realizar todo o tipo de diálogo, além de terem facilidade para estreitar relacionamentos.