Todo e qualquer ser humano tem talentos. Alguns já nascem prontos e outros precisam ser lapidados ou desenvolvidos para renderem bons frutos. O que importa mesmo é que cada pessoa tem suas próprias habilidades e ao usá-las da maneira certa, o sucesso tende a acontecer.
No mundo profissional é a mesma coisa. A forma como você usa os talentos é crucial para ganhar projeção e angariar bons cargos e salários atrativos.
Para reunir dicas simples de como dar uma boa impulsionada na carreira, Amy Wilkinson, consultora estratégica, empresária e professora na Stanford Graduate School of Business, conversou com líderes criativos de grandes empresas como LinkedIn, Tesla Motors, Airbnb, JetBlue e Dropbox e descobriu que todos compartilham seis habilidades essenciais que podem ser aprendidas e praticadas. Confira:
Encontre a lacuna
Ao ficarem alertas, os criativos veem oportunidades que os outros não veem. Eles mantêm os olhos abertos para um potencial vácuo que pode ser preenchido ou uma necessidade que ainda não foi atendida. Criativos tendem a usar uma dessas três técnicas distintas: transplantam ideias, procuram um novo caminho a seguir ou fundem conceitos díspares.
Como você pode encontrar e preencher as lacunas no trabalho? Comece fazendo perguntas. Pergunte a si mesmo: por que esse conceito funciona em um só lugar e como pode ser reaplicado em outro domínio? Quais problemas ainda não foram solucionados? O que aconteceria se você combinasse duas ideias díspares?
Guie-se pela luz à sua frente
Assim como os motoristas de carros de corrida mantêm os olhos fixos na estrada à frente, as pessoas criativas se concentram no futuro, sabendo que onde quer que eles vão, seus olhos vão em primeiro lugar.
Sabe como você pode configurar um ambiente que lhe permita se concentrar? Foque suas vistas no horizonte. Criativos mantêm a sua missão de longo prazo em mente. Relembre-se das imagens dos lugares onde você quer ir e evite a nostalgia.
Surfe na onda OODA
Criativos atualizam continuamente suas suposições. Em rápida sucessão, eles observam, orientam, decidem e agem. Como o lendário piloto de caça John Boyd, pioneiro da ideia do “ciclo OODA” (Observar, Orientar, Decidir e Agir), criativos se movem com agilidade de uma decisão para a próxima e em pouco tempo ganham uma vantagem sobre concorrentes menos ágeis.
Para colocar isso em prática, olhe para inconsistências. Quando você vir uma falha ou anomalia, salte sobre ela. Não descarte o que não faz sentido, mas use-o para sua própria vantagem. Oriente-se para receber novas informações e tomar decisões rápidas.
Falhe com sabedoria
Criativos entendem que experimentar uma série de pequenas falhas é essencial para evitar erros catastróficos. No processo de praticar e dominar esta habilidade, eles definem apostas pequenas para testar ideias e desenvolver a resiliência para se recuperar de erros. Eles aprimoram a habilidade de transformar contratempos em sucessos.
O que você deve fazer quando falhar? Entenda que as dificuldades são um passo no caminho para o sucesso. Sara Blakely, por exemplo, começou sua carreira como vendedora de máquina de fax porta-a-porta e isso não a impediu de se tornar a mais jovem mulher bilionária em 2012. A ideia é aprender com o fracasso, se reerguer e se reconstruir de forma mais inteligente e mais forte do que antes.
Rede de contatos
Para resolver os problemas multifacetados, os criativos reúnem recursos intelectuais de diversas pessoas através de fóruns on e off-line. Eles aproveitam a diversidade cognitiva para construir as ideias uns dos outros. Para fazer isso, os criadores projetam espaços compartilhados, realizam concursos com prêmios e constroem jogos relacionados com o trabalho. Eles colaboram com aliados improváveis.
Cada um de nós possui um único ponto de vista. Somos diferentes como convergentes e divergentes pensadores, introvertidos e extrovertidos, antropólogos e engenheiros. Temos diferentes pontos fortes que trazemos para resolver um problema. No entanto, muitas vezes as pessoas são relutantes em falar ou expressar um ponto de vista divergente, principalmente quando participam de grupos que têm a mesma opinião.
Presenteie com pequenas coisas
Criativos desencadeiam generosidade e ajudam os outros, muitas vezes através da partilha de informação, oferecendo-se para completar uma tarefa ou abrindo oportunidades para os colegas. Ser bondoso pode não parecer uma habilidade, mas é uma forma essencial de os criativos fortalecerem as relações. Em um mundo cada vez mais transparente e interligado, a generosidade faz com que os criativos sejam mais produtivos.
Um exemplo real de como você pode ajudar alguém é através do envio de um currículo. Fazer uma indicação leva pouco tempo e pode abrir uma tremenda oportunidade para os outros. Por distribuir pequenos presentes ou oferecer pequenas gentilezas no local de trabalho, você se torna o tipo de colega que os outros querem trabalhar.