A falta de planejamento e organização do tempo no trabalho comprometem o bom rendimento profissional. Por isso, saber organizar o tempo a seu favor – transformando-o em aliado e não em inimigo – é um grande diferencial.
Para Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, e CEO da Triad OS, um grande problema dos tempos atuais é que estamos trabalhando mal, em maior quantidade, com mais estresse e com menos resultados. “Isso tudo só ocorre porque estamos administrando o tempo de maneira incorreta”, disse ao Mundo Carreira.
Segundo o executivo, o profissional que estabelece uma boa relação com tempo vai conseguir produzir adequadamente dentro do seu horário de trabalho, evitando horas extras excessivas e alcançado retornos positivos.
“Definir prioridades, planejar ações e não esquecer que a sua vida pessoal tem um grande impacto no seu desempenho profissional, são bons indicadores de que você está usando o tempo de maneira correta”, disse.
Confira cinco dicas do especialista:
Defina prioridades
Aprenda a definir as suas prioridades e classificar as suas atividades em: importantes (atividades com tempo para serem realizadas que trazem resultados e prazer na execução); urgentes (atividades sem tempo ou com prazo estourado, geralmente carregam estresse e tensão na execução); e circunstanciais (atividades que você faz contra vontade ou de forma desnecessária não trazem retorno para sua vida, desperdício de tempo). O ideal é buscar meios de dedicar-se mais à esfera da importância e diminuir o tempo das demais.
Faça um planejamento
Partindo dessa estratégia, planeje a sua semana ao menos três dias para frente. Lembrando que, se algo for opcional, deve ir para outro dia e essas prioridades não podem nunca lotar a sua agenda, ou você vai adiar e se frustrar.
Comece com a primeira prioridade da lista e enquanto estiver executando-a, deixe, por exemplo, o e-mail e o navegador fechados, mantenha o foco no que está fazendo. Quando terminar estará liberado para utilizar a Internet ou realizar outras tarefas. Se surgir algo novo e importante, transforme isto em prioridade e o coloque na lista.
Isto é treino e disciplina. Você vai aprender a controlar não apenas o tempo, mas seus dedos, sua ansiedade, sua atenção. É no gerenciamento próprio que conseguimos não nos tornar escravos do que poderia ser nosso aliado.
Pare de procrastinar
Outro grande problema relacionado à produtividade é a procrastinação, o ato de deixar para depois a realização de determinadas tarefas. Não há nada de errado em adiar uma atividade uma vez ou outra, o problema é quando isso começa a ficar crônico e passamos a adiar frequentemente coisas que não poderiam ser adiadas. Isso resulta na perda de resultados e na qualidade do trabalho realizado.
Limite o uso das redes sociais
O uso excessivo das redes sociais pode roubar o tempo que você usaria para realizar atividades mais importantes. É preciso ter foco ao utilizar essas ferramentas. Definir limites é vital. Para aqueles que estão viciados nessas ferramentas, a sugestão é aprender a definir horários ou dias para atualizar e olhar as redes sociais. Se for acessar as redes durante o trabalho, tente ver no máximo três vezes ao dia, por exemplo.
Coloque você na agenda
Crie compromissos e tarefas relacionados a papeis e situações importantes da sua vida. Planeje ações que possam satisfazer o seu eu, coisas que você gosta, que vão fazer você se sentir bem e mais energizado. O equilíbrio entre pessoal e profissional está relacionado ao ato de viver seu tempo com sabedoria. Se ficar tempo demais em uma determinada área da vida, outras áreas ficarão deficientes.