Home > Produtividade > Estudo aponta como será o trabalho no futuro

Estudo aponta como será o trabalho no futuro

A tecnologia e o trabalho remoto são alguns dos pontos identificados pelos resultados

istock.com/wissanu99 Estudo aponta algumas que funcionários terão mais liberdade e mais alinhamento com a tecnologia.

As constantes mudanças tecnológicas, as novas exigências profissionais e os desafios da economia têm servido de base para prevermos pelo menos um pouco como será como o ambiente de trabalho no futuro. O escopo certamente sofrerá mudanças de acordo com cada região do globo, mas o que não se pode negar é que o futuro está ada vez mais próximo.

Para tentar identificar alguns dos pontos que farão diferença daqui a alguns anos, a ADP Research Institute® (ADP RI) realizou um estudo qualitativo e quantitativo entre empregadores e funcionários. A pesquisa foi realizada de 16 de abril a 05 de maio de 2015. Foram 2.403 entrevistas nas quatro regiões (América do Norte, Europa, América Latina e Ásia Pacífico).

Os entrevistados eram homens e mulheres de 18 anos ou mais, com um emprego em turno integral ou parcial em empresas com 250 funcionários ou mais. Os países pesquisados incluíram Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Chile, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Austrália, China, Índia e Singapura.

De acordo com os resultados, 19 tendências estão começando a transformar o ambiente de trabalho na esfera global. Essas foram classificadas em cinco necessidades:

Liberdade

Esse desejo tem muito a ver com qualidade de vida, uma vez que as pessoas ter controle e flexibilidade para trabalhar quando, onde e como quiserem. Os funcionários desejam definir seus próprios cronogramas de trabalho e aplica-lo remotamente em casa ou em uma cidade, estado ou país diferente daquele em que o empregador está localizado. Além disso, o uso de laptop e dispositivos móveis tornam essa possibilidade cada vez mais real. As hierarquias irão diminuir com o tempo, os talentos serão procurados no mercado de maneira global e a remuneração será feita conforme a conclusão dos projetos. A idade para aposentadoria será definida pelos profissionais e a tecnologia permitirá ainda mais que os funcionários aprendam o que quiserem e a hora que quiserem.

Conhecimento

O que todo funcionários quer é reconhecimento e que a empresa ajude a potencializar os talentos dos funcionários em busca de resultados. É nesse ponto que entra com mais intensidade os recursos tecnológicos. O que a pesquisa revelou é que o funcionário quer ter a chance de aprender novas habilidades à medida que desenvolve projetos, quer ter acesso aos recursos, ferramentas e informações necessários para trabalhar. Dessa forma, novas competências serão desenvolvidas com mais rapidez, os trabalhos melhor realizados e, consequentemente com mais resultados.

Estabilidade

Com a possibilidade se procurar talentos de maneira global, os profissionais também irão se beneficiar disso. Isso porque suas habilidades poderão ser interessantes para empresas multinacionais onde há uma quantidade muito maior de trabalho em potencial. Ao poder montar um plano de carreira pensando globalmente, as pessoas perceberão que têm uma gama de oportunidades mais ampla disponível.

Autogestão

A tecnologia trará mudanças também no segmento de gestão. Ela deve aumentar a independência do funcionário na hora de gerenciar sua produtividade e desempenho e tornar mais pontuais o feedback e o reconhecimento. Isso eliminará barreiras à colaboração e ajudará a redefinir o relacionamento entre funcionários e seus gerentes. Apesar do receio que muitos profissionais têm de serem substituídos por máquinas, elas vão sim ocupar o lugar de quem realiza trabalhados considerados repetitivos. Entretanto, essa participação nas máquinas inteligentes no ambiente de trabalho fará com que a produtividade das pessoas seja aprimorada. Haverá menos hierarquias e as pessoas estarão livres para focar mais no trabalho e não no gerenciamento.

Significado

Mais do que o dinheiro, os funcionários querem encontrar trabalhos que tenham algum sentido para eles, que causem um impacto positivo na sociedade e que beneficiem o bem-estar das pessoas. E a tecnologia vai ajudar esses profissionais a encontrarem empresas e atividades com esse perfil. Organizações e departamentos de RH que desejam atender a esse anseio deverão perceberem que cada colaborador oferece uma contribuição significativa para o sucesso da empresa. Isso porque os funcionários querem não apenas funções que agreguem valor, mas que os empregadores demonstrem compromisso com as pessoas que trabalham para eles.

As cinco tendências acima ressaltam o quão intensa será a participação da tecnologia nos processos. Cabe a empresas e funcionários saberem tirar proveito dela para tornar o trabalho mais eficiente o resultado mais rápido e positivo.

Matérias Relacionadas