Está sentindo que a produtividade no trabalho não está tão alta quanto gostaria? Existem algumas atitudes simples que, somadas, podem fazer uma grande diferença.
Entender os meios de deixá-lo mais produtivo é importante também em momentos de tarefas e projetos mais exigentes em que o ritmo de trabalho e a pressão por resultados e qualidade aumentam consideravelmente.
Primeiramente, é importante lembrar que quanto mais descansado você estiver, mais irá produzir. O excesso de tensão, ao contrário do que muitos imaginam, acaba exigindo muito do corpo, provocando o aumento do cansaço físico e mental. Por isso os pequenos intervalos durante o expediente são tão importantes. A famosa arejada realmente pode diminuir a tensão dos músculos e aumentar o fluxo sanguíneo, o que favorece a produção.
Para poder tirar esses intervalos e até uma soneca após o almoço – outra atitude bastante benéfica para o relaxamento e a produtividade – é importante que você organize ao máximo a sua rotina. Para isso, chegar cedo ao escritório pode ser uma ação inteligente.
Com um pouco de tempo extra, você conseguirá definir as suas prioridades, criando uma espécie de plano de ação para o dia. Este planejamento, por sua vez, o auxiliará em sua produtividade e eficiência, dando mais clareza de suas reais necessidades, além de diminuir a ansiedade. Tudo fica mais fácil quando os objetivos e as prioridades do dia estão claros.
Tendo noção das principais tarefas a serem executadas e a ordem de importância, é mais produtivo conseguir fazer uma tarefa de cada vez, sem deixar atividades pela metade. Desta forma você conseguirá ter noção do tempo gasto em cada ação – o que ajuda nos próximos planejamentos – e, ainda, estará exercitando seu foco e a sua atenção, outros importantes aliados da produtividade.