Aumentar o número de vendas, gerar mais leads, terminar aquele tão sonhado projeto. Todo profissional busca constantemente uma forma de potencializar sua produtividade e alcançar resultados cada vez mais expressivos. E para quem não conhece uma fórmula que pode ser utilizada é a Lei de Pareto.
Também conhecida como Princípio 80/20, a metodologia foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto, em 1906. A Lei de Pareto afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Inicialmente, ela foi usada como constatação socioeconômica para revelar que 80% das terras em determinada região da Itália estava nas mãos de 20% da população.
Essa proporção pode sofrer pequenas modificações, mas a ideia que ela traz não muda. Por esse motivo, a Lei pode ser aplicada não apenas em questões ligadas à economia, mas em outras áreas, inclusive para tratar de produtividade.
Lei de Pareto e a produtividade
Quando se aplica o Princípio 80/20 no trabalho, a meta é obter 80% de resultado com 20% de esforço. Pode parecer que essa teoria vai de encontro com o que vemos no mercado – pessoas trabalhando de sol a sol para bater metas – mas neste caso a palavra-chave é foco.
Sim, é necessário trabalhar duro para alcançar o sucesso, mas é preciso depositar energia nas atividades que realmente vão trazer o resultado desejado. Se passarmos o dia todo investindo tempo em vários trabalhos sem planejamento e metas, os tão almejados 80% não serão alcançados da maneira pretendida.
Mas como definir esses 20% de energia? Depende do seu negócio e do seu objetivo. Se você é um dono de empresa, por exemplo, pode dar mais atenção aos 20% de clientes que lhe rendem 80% de lucro ou investir da capacitação de 20% dos funcionários que, juntos, somam 80 dos resultados da empresa.
Quem também já falou sobre a Lei de Pareto e deu dicas bem interessantes de como definir os 20% de esforços foi Geronimo Theml, idealizador da Academia da Produtividade. Em seu vídeo ele esclarece a dúvida de uma leitora dando sugestões práticas de como o Principio 80/20 funciona. Confira: