Na grande maioria das vezes, o primeiro contato que um gestor tem com um candidato é por meio de um currículo. E a quantidade de modelos que chegam às caixas de e-mails das empresas pode ser incontável.
Por conta disso, além de contar com a sorte de ter seu e-mail aberto no meio de tantos, o candidato precisa encontrar formas de cativar o selecionador logo nas primeiras linhas do currículo e ser chamado para uma entrevista.
“Agarrar é o verbo chave. Você tem que prender a atenção do selecionador. Você tem que lhe dar uma razão para manter a leitura. Seu currículo tem dez segundos para responder a questões críticas que estarão na mente de um gerente de contratação”, comenta Liz Ryan, CEO e fundadora da empresa Human Workplace e colunista da revista Forbes.
Liz enumerou 10 itens que seu currículo precisa responder em poucos segundos:
Que tipo de trabalho você faz?
Nós temos que saber que tipo de trabalho você pretende fazer na empresa. Dizer que pode fazer tudo não ajuda. O resumo na parte superior do seu currículo vai nos dizer exatamente o que você faz profissionalmente.
Como você está qualificado para fazer este tipo de trabalho?
Não espere que o selecionador percorra o corpo do seu currículo para descobrir suas experiências. Elabore um resumo rápido das suas qualificações, de forma que o recrutador apenas precise procurar no restante do currículo apenas as informações complementares.
Sabe definir quem você é profissionalmente?
Muitas pessoas descrevem seus graus de estudos e certificações na esperança que o selecionador defina que tipo de profissional elas são. Seja diferente dos demais e diga logo quem você é.
Você fala inglês?
Deixe claro o seu grau de conhecimento de outros idiomas e como os utiliza ou utilizou ao longo da sua carreira.
Alinhe seu currículo com o tipo de negócio da empresa
Passe a personalizar seu currículo. Certamente há informações no seu currículo que vão interessar mais uma empresa do que outra. Antes de enviar o currículo, entende bem o ramo da empresa interessada e priorize no currículo as informações que podem chamar a atenção dela em específico.