Deixar tarefas importantes para o fim do dia, chegar sempre atrasado e só começar a trabalhar depois de olhar todas as suas redes sociais. Estes são apenas alguns hábitos muito comuns que encontramos no ambiente de trabalho e que podem atrapalhar não apenas a sua rotina, mas também a dos seus colegas.
Geralmente ligamos o nosso “piloto automático” e praticamos esses hábitos sem pensar. Por esse motivo às vezes é tão difícil nos livrarmos deles. Porém, se sua ideia é se manter produtivo é melhor parar, fazer uma autoanálise e começar a procurar meios de mudar seu comportamento no ambiente de trabalho.
Como dizer adeus aos maus hábitos?
Para acabar de vez com os maus hábitos, o primeiro passo é praticar o autoconhecimento e assumir o compromisso de identificá-los. Olhar para dentro de si mesmo de forma crítica não é algo muito simples, mas este exercício fará com que você descubra quais são as ações que atrapalham seu desempenho.
Ao identificar o mau hábito, procure entender como ele atrapalha você e a sua rotina. É comum chegar sempre atrasado, por exemplo? De que forma seu jeito afobado de chegar pode atrapalhar o seu poder se concentração e a execução das suas tarefas? Como é a recepção do chefe quando você chega atrasado? Você já comprometeu a rotina dos colegas de trabalho por conta dos seus atrasos (uma reunião que teve que começar mais tarde, um cliente importante que não pode esperar…)?
Depois, procure identificar quando você pratica esse mau hábito. Ao saber o momento e o motivo pelos quais ele entra na sua rotina, fica mais fácil traçar estratégias e evitar situações que o leve a fazê-lo novamente. Se você procrastina demais, por exemplo, tente identificar o motivo.
Assim que você se der conta do prejuízo que estes maus hábitos causam a você mesmo e à sua rotina, você ficará ansioso para se livrar de todos eles. Mas calma. Faça uma lista de prioridades e tente eliminar um de cada vez. Não dá para eliminar todos ao mesmo tempo, caso contrário essa nova rotina vai lhe render momentos de estresse e ansiedade.
Se cair, levante e recomece!
Tenha a consciência de que você vai ter recaídas, mas não desanime. Eliminar hábitos é um processo que raramente se dá a curto prazo. Portanto, em vez de passar o dia todo se culpando por ter praticado novamente o mau hábito, tenha o costume de se elogiar cada vez que conseguir superá-lo. Essa atitude vai lhe dar motivação para se manter na nova rotina.
Caso seja necessário, peça a ajuda dos amigos mais próximos, tanto para lhe ajudar a identificar os maus hábitos quanto para eliminá-los. Pense também na possibilidade de contar com a ajuda de um profissional.