Qual é o ser humano que não tem manias e hábitos? Porém, manter alguns deles pode significar maus resultados no trabalho. Má produtividade, retrabalho, falta de criatividade e procrastinação são alguns dos problemas que vão persistir se você não começar agora a abandonar os chamados maus hábitos.
Em seu artigo, Travis Bradberry, coautor do premiado best-seller “Inteligência Emocional 2.0” e cofundador da TalentSmart, fornecedora líder mundial de testes de inteligência emocional, cita um estudo da Universidade de Minnesota, cujo resultado revela que as pessoas que exercem um alto grau de autocontrole tendem a ser muito mais felizes do que aquelas que não o fazem, tanto a curto como a longo prazo.
Ao saber disso, Travis enumerou os nove maus hábitos que são considerados criminosos quando o assunto é roubo de produtividade. Ao se livrar deles você perceberá um aumento da produtividade e do autocontrole.
Navegar na internet de maneira impulsiva
Você precisa de 15 minutos consecutivos de foco para conseguir se concentrar e exercer plenamente uma tarefa. Depois desse tempo você entra em um estado de euforia, uma espécie de pico de produtividade chamado fluxo (flow). E pessoas em estado de fluxo são cinco vezes mais produtivas do que as outras. Portanto, quando você tira o foco do trabalho e começa a navegar na internet, começa a querer verificar as notícias, o Facebook, o placar do jogo e tudo isso tira o seu estado de fluxo, fazendo com que você precise de mais 15 minutos para recomeçar o processo.
Perfeccionismo
A maioria dos escritores passa inúmeras horas fazendo brainstorming de personagens e enredo e escrevendo páginas e mais páginas que eles sabem que nunca serão incluídas no livro. Eles fazem isso porque sabem que as ideias precisam de tempo para se desenvolver. Só que muitos profissionais tendem a paralisar na hora de começar, porque acham que suas ideias não são perfeitas e o que produzem pode não ser bom. Mas como você pode sempre produzir algo ótimo se não começar e dar às suas ideias tempo hábil para evoluir? O autor Jodi Picoult resumiu a importância de evitar o perfeccionismo: “Você pode editar uma página ruim, mas não é possível editar uma página em branco.”
Reuniões desnecessárias
Reuniões devoram o seu precioso tempo como nenhuma outra atividade. Pessoas ultraprodutivas evitam reuniões o quanto for humanamente possível. Elas sabem que uma reunião vai se arrastar para sempre se elas deixarem. Por isso, quando têm uma reunião, informam a todos no início que vão manter o cronograma previsto. Isso define um limite claro que motiva todos a serem mais focados e eficientes.
Responder a e-mails que eles chegam
Pessoas produtivas não permitem que sua caixa de e-mail seja uma constante interrupção. Além de incluir a verificação dos e-mails em um cronograma de atividades, elas tiram proveito dos recursos que priorizam mensagens por remetente, definem alertas para os seus fornecedores mais importantes e melhores clientes e salvam o resto dos e-mails até terem uma pausa no trabalho. Algumas pessoas até mesmo configuram uma resposta automática que permite que os remetentes saibam quando eles irão verificar a caixa de e-mails novamente.
Apertar o botão de soneca
Quando você dorme, seu cérebro passa por uma série elaborada de ciclos, a última das quais prepara você para estar alerta em sua hora de despertar. É por isso que às vezes você vai acordar logo antes de seu despertador tocar – seu cérebro sabe que é hora de acordar e está pronto para fazê-lo. Quando você aperta o botão de soneca e volta a dormir, perde esse estado de alerta e acordar mais tarde, cansado e grogue. O pior de tudo é que essas sensações podem durar horas. Sendo assim, não importa o quão cansado você acha que está quando o despertador toca. Force-se a sair da cama se você quiser ter uma manhã produtiva.
Multitarefa
Multitarefa é o verdadeiro assassino da produtividade. A pesquisa conduzida na Universidade de Stanford confirma que ser multitarefa é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que são regularmente bombardeadas com vários fluxos de informação eletrônica não podem prestar atenção, reter informação ou mudar de uma atividade para outra com facilidade. Quando você tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não tem capacidade para executar ambas as tarefas com sucesso.
Adiar tarefas difíceis
Temos uma quantidade limitada de energia mental e à medida que esgotamos essa energia, nossa tomada de decisão e nossa produtividade declinam rapidamente. Isto é chamado de fadiga. Quando você adia tarefas difíceis para o fim do dia, é como se você as executasse no seu pior momento. Para vencer a fadiga, você deve lidar com tarefas complexas pela manhã, quando a mente está fresca.
Utilizar o seu telefone, tablet ou computador na cama
Este é um grande problema que a maioria das pessoas nem sequer percebem o quanto prejudica o sono e a produtividade. A luz azul do comprimento de uma onda tem um papel importante no seu humor, nível de energia e qualidade do sono. De manhã, a luz solar contém elevadas concentrações desta luz azul. Quando seus olhos são expostos diretamente a ela, o organismo para de produzir o hormônio melatonina de indução do sono e você se sente mais alerta. Na parte da tarde, os raios do sol perdem a luz azul, permitindo que o organismo produza melatonina e comece a deixar você sonolento. À noite o seu cérebro não espera nenhuma exposição à luz azul e a maioria dos dispositivos portáteis favoritos à noite (tablets, televisões e telefones celulares) emitem essa luz, interferindo na sua capacidade de adormecer e na qualidade do seu sono.
Comer muito açúcar
A glicose tem a função de acelerar a energia do cérebro e você precisa dessa substância para se concentrar em tarefas desafiadoras. Baixa dose de glicose causa cansaço, falta de foco e lentidão; altas doses de glicose geram nervosismo e incapacidade de concentração. Donuts, refrigerantes e outros alimentos açucarados lhe dão um impulso de energia que dura apenas 20 minutos. Já alimentos como aveia, arroz integral e outros alimentos que contenham carboidratos complexos liberam sua energia lentamente, o que permite manter o seu foco o dia todo.