Há pessoas que demonstram talento nato em vendas, mesmo quando atuam em outras profissões. Para quem está tentando crescer na área, esses exemplos podem frustrar seus anseios por não ter tido a sorte de nascer com essa habilidade, já que muitas pessoas acreditam que não é possível atingir esse patamar.
A verdade é que não há uma fórmula para ser bem-sucedido, mas é possível desenvolver habilidades capazes de transformar um vendedor esforçado em um de alta performance em vendas. Enquanto muitos atribuem as vendas à arte, outros acreditam que é pura ciência, e é preciso ser um estudioso atento para obter o sucesso almejado.
A área de vendas de uma empresa
Tão valorizada quanto pressionada, é na área de vendas que uma empresa conquista seus objetivos financeiros e consegue distribuir seus produtos entre os consumidores. Aliada ao marketing, ela é responsável pelo planejamento, direção, supervisão, treinamento e controle das vendas de produtos e serviços da organização.
Há algumas décadas, a função do vendedor vem se modificando bastante e ganhando outros perfis e funções que vão muito além da simples comercialização de um produto ou serviço. O vendedor é praticamente um consultor, sendo responsável por apresentar soluções aos clientes, de preferência que também sirvam aos interesses da empresa.
A comunicação verbal direta traçada entre vendedor e cliente tem como finalidade a fidelização. É na forma como essa comunicação se estabelece que está a essência da venda, no limiar entre a compreensão e a busca por servir seu cliente da melhor maneira, ao mesmo tempo em que bate suas metas pessoais e da equipe.
O vendedor é um representante da empresa perante o consumidor, e é ele quem personifica a mensagem que ela deseja passar para o consumidor final. E é justamente por meio dessa qualificação que ele consegue equilibrar os objetivos e fazer negociações que satisfazem plenamente ambos os lados é que está o vendedor de alta performance.
Qualidades de um vendedor de alta performance
A diferença real entre um vendedor mediano e um de alta performance está no desempenho. Enquanto o mediano está sempre tentando aumentar suas comissões e a quantidade de produtos vendidos, o de alta performance foca em sua liderança para fazer uma venda completa e que proporcione frutos posteriores.
Conheça, a seguir, as cinco principais qualidades de um vendedor de alta performance, que podem ser exercitadas em quem está interessado em superar seus próprios resultados:
Motivação intrínseca
Sem requerer estímulos extras para se motivar, o vendedor de alta performance tem um desejo intrínseco de fazer sempre o melhor. Mais do que uma ótima comissão no contracheque, suas ações são geradas pela paixão e pela motivação no trabalho.
Olhar para o outro
Os excelentes resultados de um vendedor de alta performance vêm de um cuidado com as necessidades do seu cliente. Por meio de avaliações minuciosas sobre fatores físicos e psicológicos, ele consegue ouvir mais que falar e oferecer um produto que realmente supra suas necessidades e não algo que lhe seja conveniente ofertar.
Integridade
O conceito de vendedor desonesto, que dá informações inexistentes sobre o produto só para vendê-los, está perdendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Hoje em dia, o cliente está cada vez mais exigente, enquanto as empresas querem profissionais que representem a marca, sempre levando seus conceitos e sinceridade a frente.
O vendedor de alta performance é íntegro e honesto, ou seja: alguém em quem o cliente e a empresa confiam.
Busca constante por aprimoramento
Não basta ter talento e acreditar que isso é suficiente para alcançar e manter o sucesso. O vendedor de alta performance entende que treinamento, informação e conhecimento são a base para o seu sucesso.
Valorização da comunicação
Não dá para atrelar a imagem de um vendedor de sucesso a uma pessoa carrancuda e de poucas palavras. Embora a dinâmica da venda exija que o profissional ouça seu cliente para compreender suas necessidades reais, o vendedor de alta performance domina os segredos da boa comunicação.
Um bom papo despretensioso pode trazer informações preciosas sobre o cliente e tornar a relação mais estreita e amistosa do que a de um mero vendedor. Os argumentos e a boa apresentação são essenciais para o sucesso!