Tanto o líder quanto o gerente estão à frente das equipes de trabalho. Eles são a pessoa escolhida pela empresa para garantir que os prazos, os objetivos e as metas sejam cumpridos.
Porém, há diferenças entre esses dois modos de gestão. Você consegue identificar se seu superior está mais voltado para liderar ou para administrar a equipe? Veja agora as principais diferenças entre líder e gerente.
Líder x gerente
O líder é uma pessoa que possui algumas características básicas para ocupar o cargo. Dentre as competências esperadas estão boa capacidade de se comunicar, de gestão e visão estratégica. Quando ele domina a comunicação, consegue passar com clareza a mensagem para seus liderados, transmitindo segurança e confiança sobre o deve ser feito. Os líderes que conseguem identificar pontos fortes nas pessoas, não encontram dificuldades em entregar determinado trabalho para a pessoa certa para executá-lo.
Um líder com boas habilidades estratégicas é antenado, se esforça para prever o que irá acontecer e busca soluções para tal divergência. Tem espírito inovador e consegue manter o foco nas pessoas. A busca pelo desenvolvimento de seus liderados, mantendo a equipe unida, focada e motivada, é uma de suas obstinações.
No caso do gerente, existem outras características para comandar a equipe. Uma das primeiras diferenças entre eles é que o gerente somente administra e mantém-se focado em seguir a estrutura e os sistemas da empresa. Enquanto que o líder consegue olhar para o todo e buscar soluções além do que já é usado na companhia.
O gerente costuma ter uma visão a curto prazo e não gosta muito de novidades, pois acredita ser uma ameaça ao seu ambiente de trabalho. Ele não procura inovar e faz com que seus subordinados executem as tarefas sempre da mesma maneira, além de ser mais centralizador e evitar fugir da sua zona de conforto.
Ele prioriza o processo que deve ser seguido à risca. Outro detalhe é que o gerente visa buscar os resultados financeiros, já o líder faz com que as pessoas o sigam de maneira natural, por conta de sua influência positiva na empresa.