Home > Mercado de Trabalho > As cidades que mais perderam empregos no Brasil em 2014

As cidades que mais perderam empregos no Brasil em 2014

Estado de São Paulo aparece com três cidades entre as dez que mais perderam empregos no ano passado. Lista é encabeçada por cidade pernambucana.

flickr.com / Programa de Aceleração do Crescimento A principal explicação para o índice de demissões é a conclusão das obras de construção da Refinaria de Abreu e Lima, em Ipojuca.

O ano passado não foi tranquilo para milhões de brasileiros. O índice de desemprego no país foi o maior desde 1998 e, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram criados apenas 396 mil postos de trabalho ao longo de 2014, um número considerado baixo, principalmente se compararmos com outros anos. Em 2002, por exemplo, as empresas privadas e públicas contrataram mais de 2,6 milhões de pessoas.

Somente na cidade de Ipojuca (PE), por exemplo, mais de 22 mil pessoas perderam o emprego entre janeiro e dezembro. O saldo negativo é resultado da finalização das obras do Complexo Industrial e Portuário de Suape, como a Refinaria de Abreu e Lima, que passa por investigação federal na Operação Lava Jato. No município vizinho de Cabo de Santo Agostinho, um pouco mais de 50% dos empregos relacionados ao setor de serviços foram cortados.

Confira quais são as cidades que mais perderam empregos no Brasil em 2014:

1. Ipojuca (PE) – menos 22,3 mil empregos;
2. Três Lagoas (MS) – menos 7,5 mil empregos;
3. São Bernardo do Campo (SP) – menos 7,2 mil empregos;
4. Manaus (AM) – menos 6,4 mil empregos;
5. Contagem (MG) – menos 6 mil empregos;
6. Porto Velho (RO) – menos 5 mil empregos;
7. São José dos Pinhais (PR) – menos 4,6 mil empregos;
8. Diadema (SP) – menos 4,5 mil empregos;
9. Cabo de Santo Agostinho (PE) – menos 4,4 mil empregos;
10. Campinas (SP) – menos 4,4 mil empregos.

Vale destacar que setores como construção civil, indústria de transformação e serviços de utilidade pública foram os que provocaram as maiores demissões no ano de 2014.

Matérias Relacionadas