Home > Mercado de Trabalho > Site de emprego cria robô que inscreve candidatos em vagas automaticamente

Site de emprego cria robô que inscreve candidatos em vagas automaticamente

Mesmo sem acessar a plataforma todos os dias, usuário tem seu currículo enviado para as empresas

© Depositphotos.com / iqoncept Mesmo que o usuário não entre no site diariamente, o robô faz os envios dos currículos.

Você consegue imaginar o mercado de trabalho hoje sem a tecnologia? Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais indispensáveis no dia a dia de que está no mercado, quer se manter ou quer retornar. E a tecnologia anda tão avançada que ela pode, inclusive, selecionar vagas e enviar o seu currículo para as empresas!

Este serviço está disponível no site de empregos Vagas Online. Os sistemas robotizados inscrevem os usuários cadastrados toda vez que uma oportunidade com seu perfil aparecer. “O sistema que desenvolvemos avalia as competências do candidato, seus principais conhecimentos e habilidades e, a partir daí, passa a inscrevê-lo em toda vaga compatível com esse perfil. Dessa forma o candidato só se preocupa em responder contatos para eventuais entrevistas”, explica Erik Adami, Diretor do Vagas Online.

O principal resultado que o site identificou ao usar o Bots foi a aceleração da contratação, uma vez que os candidatos são inscritos automaticamente em oportunidades todos os dias. Além disso, os prazos de contratação estão ficando cada vez mais curtos e ágeis. “Há casos de vagas que ficam no ar apenas por um dia, uma vez que a empresa recolhe os candidatos inscritos e vai se dedicar a contratar o melhor profissional. Por isso, o bot do Vagas Online ajuda nesse processo, uma vez que a inscrição é rápida, automática e acontece momentos após a publicação da vaga”, explica Erik.

Ferramenta muda comportamento dos profissionais

O diretor do Vagas Online diz que mais de 70% das pessoas que cadastram seus currículos em sites de emprego e pagam para acessar vagas ignora a importância de se candidatar a oportunidades de seu interesse. Ou seja: a empresa divulga uma vaga que interessa ao candidato, mas ele não se cadastra na oportunidade, acreditando que a empresa vai encontrá-lo de qualquer forma. “Isso não é verdade, pois a empresa sempre vai dar preferência aos candidatos que se cadastram nas vagas. Mesmo em momentos de crise econômica, as oportunidades sempre aparecem”, diz Adami.

Por conta desse cenário, o diretor do Vagas Online acredita na efetividade da ferramenta. “Quando colocamos um robô para fazer essa atividade, garantimos que a empresa terá uma relação de todos os candidatos que atendem o perfil da vaga e os candidatos vão concorrer a todos os processos, independentemente de entrarem no site todos os dias”, explica Adami. “Acompanhar sites de emprego a todo momento nem sempre é tarefa fácil, uma vez que as pessoas têm outras atividades”, finaliza.

Matérias Relacionadas