Organizar uma viagem de trabalho pode parecer uma tarefa fácil, mas um planejamento equivocado, ou pior, um não planejamento de ações, pode ser um grande inimigo da produtividade durante os períodos longe do escritório.
Elaborar e revisar lista de tarefas, organizar horários de descanso e conhecer o lugar de destino são algumas dicas simples que, quando bem aplicadas, vão lhe auxiliar no bom desempenho das suas funções.
Confira outras dicas:
Faça um bom planejamento
Planejar uma viagem é a chave de tudo. Portanto, elabore uma lista de tarefas, informe-se sobre os horários de chegada ao destino, os compromissos agendados, os locais que você deverá visitar em nome da empresa e conheça as distâncias entre esses locais e os hotéis. Entenda que conhecer o lugar de destino vai lhe dar mais tempo para lidar com imprevistos e vai permitir que você gaste menos tempo procurando alternativas e mais tempo vai restar para produzir.
Escolha tecnologias adequadas
Antes de embarcar em uma viagem de negócios, é necessário escolher quais ferramentas tecnológicas são mais adequadas e atendem às suas necessidades. Escolha entre o tablet e o laptop, por exemplo, se os dois lhe auxiliam na mesma função. Essa ação vai diminuir a sua bagagem e economizar tempo na produção das suas tarefas.
Aproveite o tempo de voo
Os períodos de voo podem ser longos e bem aproveitados. Portanto, você pode verificar e limpar a sua caixa de e-mail e aproveitar para revisar a sua lista de tarefas e discursos. Essas pequenas atitudes podem otimizar o seu tempo de descanso se estiver tudo pronto quando você chegar ao hotel.
Mantenha contato com o escritório
Mesmo longe do escritório, lembre-se que você ainda está a serviço dele. Então, manter contato com os superiores, informando sobre os acontecimentos da viagem, sobre seu trabalho e sua disponibilidade são aspectos fundamentais. Assim, você pode conseguir orientações adequadas e manter a produtividade dos negócios.
Divirta-se de maneira adequada
Não há qualquer problema em tirar alguns momentos de lazer em uma viagem de trabalho, desde que isso não interfira no desempenho da sua função. Então, escolher atividades que promovam descontração e possam atenuar o ritmo do dia, pode ser bastante proveitoso, já que uma mente relaxada trabalha melhor. Mas, não se esqueça: não perca o foco!