Home > Produtividade > Existem 4 estilos de produtividade. Você sabe qual é o seu?

Existem 4 estilos de produtividade. Você sabe qual é o seu?

Ao saber qual o seu perfil, a produtividade se torna uma habilidade mais fácil de ser alcançada

© Depositphotos.com / alphaspirit Ao identificar seu estilo de produtividade, os resultados tendem a ser maiores e melhores.

As habilidades exigidas pelas empresas dos mais diferentes segmentos são inúmeras, mas uma delas está entre as mais importantes: produtividade. Os profissionais que desejam se destacar acima da média sabem como usar as 24 horas do dia a seu favor e conquistar bons resultados.

Uma pessoa produtiva é mais feliz dentro e fora da empresa, pois não trabalha 14 horas por dia e tem mais energia para exercer as suas atividades individuais e ao lado de pessoas que são importantes para ela, como família e amigos.

E você sabia que existem tipos de produtividade? A coach e escritora Carson Tate escreveu um artigo para o site 99U e explicou que não há um jeito certo e definitivo para melhorar a produtividade das pessoas. O que existem são abordagens personalizadas que se alinham aos nossos estilos cognitivos para tornar essa habilidade realmente perceptível.

“O primeiro passo para tornar sua produtividade pessoal é identificar seu estilo, para que você possa trabalhar em sincronia com suas inclinações naturais”, explica Carson.

Estilos de produtividade

Carson Tate conta que existem quatro estilos de produtividade: priorizador, planejador, arranjador e visualizador. Saiba mais sobre cada um e veja em qual deles você se identifica:

Priorizador
Um priorizador é aquele indivíduo que sempre adere ao pensamento lógico e analítico, baseado em fatos, além de ser crítico e realista. Para aumentar sua eficiência, ele levará o tempo que for preciso para completar certas tarefas, a fim de planejar com mais precisão os seus dias e semanas. Ele nunca encontra uma meta que não gosta e mantém o foco para garantir que seus objetivos sejam alcançados.

Esse indivíduo é tão focado em execução que não gasta muito tempo ou energia no processo de conclusão da meta. Às vezes ele tem uma tendência a ser controlador e rígido, e pode ser conhecido no escritório por sua energia e competitividade. Ele odeia conversinhas, dados incompletos ou fofocas. Seus e-mails muitas vezes trazem apenas algumas frases ou, se possível, apenas algumas letras.

Como ele contribui com a equipe:
- Analisa dados
- Faz uma análise crítica e uma solução lógica de problemas
- É orientado a metas com consistência e determinação

Planejador
O planejador é o membro da equipe que prospera em pensamento organizado, sequencial e detalhado. Embora à primeira vista ele possa parecer um priorizador, o planejador vai mergulhar nos detalhes de um projeto, enquanto o priorizador se concentra apenas nos detalhes que os ajudam a concluir o projeto de forma rápida e precisa. O planejador nunca encontra um calendário ou ferramenta de planejamento de projetos que não goste.

Ele não é conhecido por sua espontaneidade e de fato perde oportunidades devido à sua resistência a desviar-se dos planos. Ele é conhecido por escrever algo em sua lista de afazeres que já foi concluída, apenas para que ele possa riscar depois. Ele prospera em horários e planos de ação e é conhecido por seus seguimentos oportunos. Ele quer que você chegue ao ponto e analisará o todo mais tarde. Odeia assistir a uma reunião sem uma agenda e seus e-mails são detalhados, muitas vezes incluindo pontos de marcação e passos de ação.

Como ele contribui com a equipe:
- Orientado para ação e praticidade
- Encontra falhas negligenciadas em planos ou processos
- É bom em organização e manutenção de dados e planos de projeto

Arranjador
Um arranjador prefere o pensamento de suporte, expressivo e emocional. Ele é o melhor jogador da equipe e trabalha em parceria com colegas para fazer a tarefa. É um comunicador natural e habilmente facilita as reuniões do projeto. Odeia quando as pessoas não têm esse toque pessoal ou dependem excessivamente de dados ou fatos.

Os arranjadores também são conversadores, amam histórias, contato visual, expressam preocupação com os outros e fazem perguntas sobre a forma como um projeto ou tarefa pode ajuda os outros. Além disso, sabem que precisam dedicar um tempo ao bate-papo durante as horas de trabalho.

Como ele contribui com a equipe:
- Consegue prever como os outros vão se sentir e entende emoções subjacentes
- Facilita a interação da equipe
- É bom em persuasão e venda de ideias

Visualizador
Um visualizador prefere o pensamento holístico, intuitivo, integrador e sintetizador. Prospera sob pressão e é fica facilmente entediado se não está inserido em diversos projetos. Um visualizador focaliza o todo e os conceitos amplos que fazem conexões. Às vezes ele tem uma tendência a ignorar detalhes e tende a valorizar as possibilidades sobre o processo.

Sua espontaneidade excessiva e impulsividade podem levar a ideias de descoberta, mas também podem descarrilar os planos do projeto às vezes. Para um visualizador, se algo está fora de vista, está fora de mente. E seus e-mails tendem a ser longos, cheios de conceitos e ideias.

Como ele contribui com a equipe:
- Serve de catalisador para a mudança
- É criativo na resolução de problemas
- Possui a capacidade de visualizar o futuro, reconhecer novas oportunidades e integrar ideias e conceitos

Carson explica que você não deve se preocupar se perceber que se encaixa em mais de um estilo. “Sua produtividade deve ser pessoal. E no momento em que você descobrir o seu estilo passará a trabalhar de forma mais inteligente. A partir daí, você vai começar a trabalhar simplesmente e viver plenamente”, finaliza.

Matérias Relacionadas