Quem acha que para trabalhar com Marketing basta ter muita criatividade está enganado. “É importante que esteja sempre antenado e busque sempre coisas novas. Manter-se atualizado é a maior chave do profissional”, aconselha Fernanda Blondin, na área há sete anos.
Fernanda começou sua carreira aos 18 anos e descobriu sua vocação ainda na faculdade. “Quando chegou a hora de escolher minha profissão eu já tinha interesse pela área de humanas, então, por ser comunicativa e estar ligada a novos assuntos, descobri que meu ‘dom’ era a publicidade. A partir daí entrei de cara e me descobri no marketing”, conta.
Assim como Fernanda, milhares de pessoas que atuam no ramo não são formados em Marketing. A profissão não é regulamentada e não é preciso formação específica para atuar na área. Apesar disso, as empresas optam por profissionais graduados neste curso ou em faculdades correlatas, principalmente na área de humanas. Publicitários, jornalistas e relações públicas são os que mais disputam espaço neste mercado.
A concorrência é justamente um dos maiores desafios para estudantes e profissionais, aponta Fernanda Blodin. “A área se expandiu muito nos últimos anos. Por isso é preciso se atualizar sempre, fazer cursos de especialização que acabam se tornando um investimento”.
Os cursos de especialização e extensão são mesmo uma boa opção para quem quer se destacar nessa atividade. Conhecer outros idiomas, softwares de edição e fotografia também pode fazer a diferença no currículo.
A área se expandiu muito nos últimos anos. Por isso é preciso se atualizar sempre, fazer cursos de especialização que acabam se tornando um investimento. É incrível você depositar todo seu esforço e dedicação e depois ver a recompensa. Seja no varejo com resultados em números ou até mesmo numa campanha de endomarketing onde os colaboradores captam a mensagem.”
O Marketing possui diversos campos de atuação que vão da comunicação corporativa aos eventos, passando pelo digital, varejo e mídia impressa. Além disso, a área está mudando. Com a chegada das mídias digitais e a expansão da internet, um novo tipo de Marketing surgiu e, com ele, novos segmentos e cargos. Profissionais dessa área precisam ter capacidade de adaptação para acompanhar a evolução do mercado e de suas ferramentas (como as redes sociais) e estar dispostos a aprender algo novo sempre.
O retorno, entretanto, é gratificante: “é incrível você depositar todo seu esforço e dedicação e depois ver a recompensa. Seja no varejo com resultados em números ou até mesmo numa campanha de endomarketing onde os colaboradores captam a mensagem”, finaliza a profissional.
O curso – Comumente as faculdades misturam disciplinas específicas, como introdução ao Marketing e ética profissional às aulas de conhecimentos gerais muito importantes nesse ramo, como psicologia, sociologia e contabilidade. A partir do 3º ano passa-se a estudar disciplinas mais voltadas ao mercado: comportamento do consumidor, finanças, economia, administração estratégica e pesquisa de Marketing, por exemplo. O curso tem duração média de quatro anos. É possível fazer estágio desde o início da graduação.
O mercado – O profissional dessa área pode atuar em agências e empresas, com pesquisa, gestão ou estratégia de comunicação e vendas. O campo está em expansão, atualmente a maior demanda é para atuar no segmento digital, em vendas, campanhas e redes sociais.
Salário – Não existe piso salarial para esta categoria, mas o salário médio de um iniciante está em torno de R$ 1,5 mil.