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Entenda o que é e como funciona o marketing multinível

As compensações obtidas pelos revendedores no marketing multinível incluem a venda direta de produtos e a participação no número de novos revendedores

Foto: abmidiabh

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede ou simplesmente MMN, é um canal de distribuição de produtos e serviços em que o revendedor é compensado pelo que vende e também pelos novos revendedores que atrai. De uma maneira mais clara, podemos imaginar que o revendedor em primeiro nível é um gerente, no segundo nível, abaixo dele, está um coordenador, e abaixo deste, no terceiro nível, está um supervisor. O gerente recebe o lucro das vendas diretas efetuadas por ele mesmo, recebe uma espécie de comissão pelas vendas dos coordenadores (revendedores que recrutou), e ainda das vendas efetuadas pelos supervisores (as pessoas recrutadas pelos revendedores do segundo nível).

Para entender o que é marketing multinível, primeiro precisamos entender que este modelo diferencia-se das pirâmides financeiras, já que o lucro obtido é oriundo em grande parte do recrutamento de novos vendedores. Para saber se uma empresa é classificada como marketing multinível (o que é legalizado no país) ou como pirâmide, uma dica é aplicar a regra dos 70%: se mais de 70% do lucro de uma empresa é obtido pela venda de seus produtos, o marketing é multinível. Se a fonte for outra (por exemplo, pagamentos iniciais de valores expressivos para adesão, aquisição de kit de produtos para revenda, etc.), então pode ser classificada como pirâmide.

Vejamos como funciona o marketing multinível: a venda direta de bens de consumo e determinados serviços ao consumidor tem como característica a oferta desses itens fora de um estabelecimento comercial. A aquisição desses bens e serviços pelos consumidores pode ser feita por meio do contato direto e pessoal dos vendedores em uma das categorias abaixo:

• Através da venda porta a porta, em que o revendedor aborda o consumidor em sua residência para oferecer produtos e serviços utilizando-se de demonstrações, oferta de brindes e descontos especiais. Este é o modelo mais tradicional do país;

Foto: © Depositphotos.com / kbuntu

• Em eventos sociais, em que um grande número de consumidores estão presentes e é possível demonstrar as funcionalidades do produto ou serviço a um conjunto maior de pessoas, com troca de opiniões e experiências entre os presentes;

• Em vendas por catálogo, caracterizadas pela entrega de uma publicação ao consumidor, em que estão relacionados diversos produtos que devem ser encomendados e recebidos no retorno do revendedor à casa do cliente.

Com relação à forma de compensação pelo serviço, o revendedor pode fazer parte de uma estrutura mononível, em que é recompensado exclusivamente por aquilo que vende, ou de uma estrutura multinível, em que recebe em função das vendas diretas e do número de novos revendedores que conseguiu atrair.

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