O expediente está terminando, você já concluiu todas as tarefas do dia, mas ainda faltam alguns minutos antes de ir embora. O que fazer? Segundo Lynn Taylor, especialista em comportamento profissional e autor do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant” (“Dome o terrível tirano de seu escritório”, em tradução literal), a maneira como você termina o dia é tão importante quanto o modo como começará o próximo. Então aproveite para organizar detalhes que podem facilitar seu dia a dia no trabalho e deixá-lo mais produtivo. Confira nossas dicas:
Atualize suas listas de tarefas
Confira sua lista de tarefas para aquele dia e verifique se faltou algo por fazer. Muitas vezes, nós temos pequenas atividades que, de tão simples e rápidas, acabamos deixando de lado e priorizando outras funções. Aproveite este tempo antes do fim do expediente e finalize-as, assim, você não vai para casa pensando em trabalho.
Já as outras tarefas que não puderam ser concluídas devem ser listadas para o dia seguinte por ordem de importância, para que possam ser executadas nas primeiras horas do dia, o que vai organizar e economizar seu tempo de forma objetiva.
Fique atento para não criar uma relação tão extensa de atividades que, provavelmente, também ficarão pendentes. Avalie o volume de tarefas para ter certeza de que poderá cumpri-las.
Esvazie a caixa de entrada
Esta dica diz respeito a não deixar assuntos pendentes antes de ir embora para casa. Ao ler todas as mensagens da caixa de e-mail, você terá a certeza de que não deixou nenhum assunto em aberto e, se necessário, já responderá ou dará encaminhamento para a resolução do mesmo.
De acordo com especialistas, o hábito de limpar a sua caixa de e-mail fará com que você se torne mais objetivo e produtivo e dará a sensação de que tudo está em ordem.
Faça sua programação para o dia seguinte
Ao atualizar a lista de tarefas, automaticamente parte dos seus afazeres já estarão organizados, mas planejar o dia seguinte inclui também possíveis reuniões, trabalhos externos, atividades extras ou imprevistos. Você pode aproveitar estes minutos finais de expediente para reorganizar a agenda, conferir prazos e adiantar trabalhos, afinal, um planejamento eficiente é uma ótima maneira de evitar stress.
Organize suas coisas
Um local de trabalho bagunçado dificulta, e muito, a produtividade, pois é necessário ficar procurando documentos, anotações etc, o que toma tempo excessivo. Para evitar este tipo de problema, antes de encerrar o expediente, organize sua mesa, incluindo a área de trabalho do computador, separe o lixo e arrume as gavetas.
Também aproveite e faça todas as atualizações de rotina do computador, para evitar atrasos no dia seguinte.
Saiba que sua mesa de trabalho reflete sua imagem profissional e ser organizado pode somar pontos para seu desenvolvimento na empresa.
Reflita sobre o seu dia
Em algumas ocasiões, a correria do dia a dia faz com que realizemos tarefas de forma quase automática, entretanto, é necessário pensar sobre a produtividade e os objetivos alcançados no trabalho. E uma boa hora para fazer isso é no final do expediente.
Identifique o que deu certo ou errado, reflita sobre as causas de não ter terminado todas as tarefas planejadas, crie novas maneiras de executar tarefas etc. Pensar em como melhorar no trabalho demonstra iniciativa.
Se despeça das pessoas
Assim como é importante cumprimentar os colegas ao chegar de manhã, também é importante se despedir deles ao ir embora. Além de parecer simpático, essa atitude garante um ambiente mais harmonioso no trabalho.
Antes de sair, tente, também, perguntar se alguém precisa da sua ajuda ou se faltou algo. Proatividade é uma característica essencial hoje em dia.
Deixe o stress para trás
Se o seu dia de trabalho já acabou, evite levar problemas para casa. O período de descanso é tempo para relaxar e ficar com a família. Saber separar as duas coisas é essencial para que um ambiente não interfira no outro. Desligue o celular e o alerta de e-mails se necessário.