Grande quantidade de profissionais pelo mundo passa mais tempo dentro dos escritórios do que em suas próprias casas. E não é de hoje que os gestores vêm procurando formas de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais agradável.
As chamadas salas de descompressão, com mesas de jogos, vídeo-game e televisão, e também sessões periódicas de massagem são apenas algumas formas de promover o bem-estar e ajudar os funcionários a relaxarem durante o expediente. Mas, o que esperar dos escritórios em 2030?
Para matar a nossa curiosidade e ainda mostrar como a tecnologia fará parte do nosso dia a dia no trabalho, a provedora de banda larga Plusnet fez essa pergunta a designers, profissionais do ramo imobiliário e também a pessoas focadas em previsões. Veja o que eles disseram:
Estacionamento
Primeiramente, os carros não precisarão de motoristas (inclusive muitos países já estão testando veículos assim). O estacionamento contará com um sistema de empilhamento, o que aumentará o número de vagas.
Recepção
Os especialistas apostam na biometria. Recepcionistas holográficas vão receber as pessoas e vão ser personalizadas de acordo com o perfil do frequentador (cliente, visitante ou funcionário). E esqueça os cartões ou senhas de acesso. A liberação da sua entrada se dará por meio da biometria (digitalização de impressões digitais ou da íris). Há especialistas que apostam em recepcionistas robôs e em análises comportamentais em tempo real.
Local de trabalho
Espaços de trabalho móveis e poucas divisórias farão parte do futuro dentro dos escritórios. As mesas que permitem trabalhar de pé serão mais comuns. E quem quiser trabalhar sentado terá acesso a cadeiras que irão se ajustar automaticamente a cada indivíduo. A nanotecnologia terá presença marcante. Você poderá transformar os móveis no que quiser (algo para sentar ou uma mesa). A rotina no escritório contará com a ajuda valiosa da inteligência artificial.
Sala de Reunião
Hologramas serão rotina nas reuniões. Um dos especialistas consultados aposta em hologramas 3D em reuniões e conversas telefónicas, possibilitando acompanhar a linguagem corporal das pessoas. Outra opção serão os robôs de telepresença, com um monitor em um suporte com rodas e controlado pela internet. Assim, você os participantes da reunião poderão acompanhar você até a cozinha para tomar um café!
As mesas das salas de reuniões servirão como telas, de forma que você possa transferir arquivos do desktop para a mesa de reuniões com toque de dedos. Canetas inteligentes permitirão que as telas sejam transferidas para paredes.
Cozinha
Nada de problemas com roubo de comida. Frigoríficos biométricos vão reconhecer o toque da pessoa e apresentar os alimentos de maneira provada. Além disso, uma impressora 3D poderá preparar um lanche para você. Caso não queira parar seus afazeres para tomar um café, um drone pode levar a bebida até você.
Banheiro
Estes locais ficarão mais sustentáveis. O lixo será usado na compostagem e ainda diagnosticar problemas médicos. Toalhas de papel darão lugar aos secadores de mão. Os elevados níveis de higiene vão avaliar o grau de limpeza das mãos dos visitantes e a necessidade de lavá-las novamente.
Espaços para descontração
Reuniões mais descontraídas dispensarão portas fechadas. Haverá espaço para sesta, meditação, yoga e atividades similares para incentivar o exercício regular e melhorar o bem-estar.
Telhado verde
Criar uma horta no alto dos prédios já é mais comum do que se imagina. O famoso telhado verde tomará o lugar dos vasos de plantas dentro dos escritórios.